Your cart is currently empty!
Durante o inverno na Dinamarca, a temperatura oscila em torno de zero e o sol pode se pôr tão cedo quanto às 15h30. Por que, então, mesmo com tanto frio e escuridão, as pesquisas internacionais colocam consistentemente a nação nórdica no topo da lista dos países mais felizes do mundo? Segundo dizem, os dinamarqueses têm certas armas secretas para não apenas suportar esses invernos, mas também prosperar.
O autocuidado está inserido no tecido da cultura escandinava. Elementos como a higiene, a arte do aconchego e o exercício, que os dinamarqueses de todo o país fazem, em parte, viajando de bicicleta, contribuem para o bem-estar geral. O mesmo acontece com a cultura nórdica do spa, que faz parte da vida dos dinamarqueses há séculos. As práticas incluem rituais de sauna desintoxicantes e algo chamado “banho de inverno” – um salto diário durante o ano todo no mar.
Portanto, inspire-se nos dinamarqueses nesta temporada e incorpore esses ingredientes em sua dieta para prosperar durante o inverno. Mergulhar em águas gélidas opcional.
1. Espinheiro do mar
As vibrantes bagas alaranjadas, nativas de regiões de clima frio da Ásia e da Europa (as plantas saudáveis suportam temperaturas congelantes) são populares tanto em produtos de skincare quanto em alimentos. O ômega-7 lubrifica e regenera a pele e as mucosas.Adicione frutas congeladas aos smoothies e coloque o óleo em molhos para salada ou marinadas. Nutrindo e suavizando a pele por dentro.
2. Rosa Mosqueta
A rosa mosqueta é uma bomba de vitamina A e C que aumentam a regeneração das células da pele e a produção de colágeno, além de estimular o sistema imunológico. A fruta vermelha brilhante é o principal ingrediente da nyponsoppa, ou sopa de rosa mosqueta – uma sobremesa sueca. Seco, pode ser transformado em chá e seu óleo pode ser usado em alimentos ou na pele.
3. Trevo vermelho
Diz-se também que a flor nacional da Dinamarca tem propriedades anti-inflamatórias e é particularmente recomendada para combater os sintomas da menopausa. Uma saborosa flor comestível, suas folhas também podem ser jogadas em saladas ou usadas no chá.
4. Raiz de rosa
Conhecido como “ginseng nórdico”, a raiz de rosa cresce selvagem nas regiões árticas e acredita-se que combate a fadiga. Sugerimos a versão seca para chá e infusões.
5. Óleo de sementes de cânhamo
As sementes da planta da cannabis promovem a saúde interna com o ômega-3, que fortalece ossos, articulações, sistema nervoso e pele. Com baixo teor de gordura saturada e rico em gordura poliinsaturada, o óleo comestível tem um sabor de noz e pode ser adicionado a vinagretes ou regado com hummus, grãos ou sopa.