Your cart is currently empty!
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro. Além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Descubra aqui 07 coisas sobre a Ilha da Madeira.
Embora seja conhecida como Ilha da Madeira, é na verdade um arquipélago
O que chamamos de Ilha da Madeira é, na verdade, um conjunto de diversas ilhas. Apenas duas delas são habitadas: a Ilha da Madeira, que é a maior de todas, e Porto Santo, que possui belíssimas praias. As demais ilhas e ilhotas são divididas em dois grupos, as Desertas e as Selvagens, e são áreas protegidas, com muitas belezas naturais.
É um território português, mas fica mais perto da África
Embora seja parte de Portugal, a ilha fica a sudoeste do país, em meio ao Atlântico. Com isso, ao olhar no mapa, você verá que ela está mais próxima da África do que do continente europeu. Mas a diferença é pouca: o litoral marroquino fica a cerca de 725km do madeirense, enquanto o sul de Portugal está a pouco mais de 850km da ilha. A distância, no entanto, parece maior do que é na realidade. Um voo de Lisboa a Funchal, a capital da Madeira, tem duração de uma hora e meia.
Possui uma floresta única no mundo
A Floresta Laurissilva é um ecossistema riquíssimo que cobre 20% de seu território. Formada por árvores da família das lauráceas, esta floresta úmida subtropical é considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO. Uma vez que, embora exista em alguns outros territórios da região da Macaronésia, como os Açores, seu maior núcleo está Madeira, e em excelente estado de conservação.
Produz um dos vinhos mais famosos do mundo
À primeira vista, a Madeira não parece o lugar ideal para produzir vinhos. Mas os portugueses se arriscaram pelo terreno montanhoso, muitas vezes cultivando as uvas em lugares de difícil acesso. Mas acabaram criando uma das bebidas mais famosas do mundo: o vinho Madeira. E não há nada como prová-lo em uma harmonização com a gastronomia local!
O bordado criado na ilha já rodou o planeta e chegou até às passarelas
Quando a Madeira começou a ser povoada, as mulheres que viviam ali desenvolveram um tipo de bordado que usavam em peças de roupas e artigos de decoração. Feito em tecidos de linho, algodão, organdi e seda. Os negociantes ingleses que moravam em Funchal começaram a levar esse trabalho para a Inglaterra, e ele acabou ganhando o mundo. Inclusive sendo usado até mesmo por importantes grifes de moda.
Suas águas são lar de golfinhos
Os passeios de barco estão entre as atividades mais populares entre os turistas que visitam a Madeira. Além do cenário belíssimo, é provável que os visitantes vejam de perto alguns golfinhos, já que a região é habitat natural desses animais.
Uma de suas ilhas tem uma praia de nove quilômetros
Porto Santo, a segunda maior ilha do arquipélago da Madeira, é bastante diferente da ilha principal. Seu litoral é a principal atração, com areia dourada e água cristalina. A parte sul da ilha é basicamente um extenso e ininterrupto areal, onde existem ótimos resorts para desfrutar do mar. São nove quilômetros de praia!