Cultura 9 janeiro, 2019

3 exposições mais aguardadas de Paris em 2019

O ano de 2019 mal começou e já traz uma agenda de respeito com exposições fantásticas para atrair multidões. Se você planeja fazer uma viagem este ano, inclua Paris no seu itinerário e aproveite essas 3 exposições imperdíveis que vão fazer a cultura vibrar mais forte nesse ano.

1. Van Gogh no Atelier des Lumières

Um dos artistas mais famosos e influentes da história da arte ocidental, Vincent van Gogh encantou o mundo com suas cores dramáticas e vibrantes em mais 2000 obras. Sua vida trágica inspira a exposição ‘A Noite Estrelada’, que promete uma experiência imersiva única e intensa dando vida às suas pinceladas impulsivas e expressivas.

Van Gogh, a noite estrelada, de 22 de fevereiro a 31 de dezembro de 2019, Atelier des Lumières, 38 rue Saint-Maur, 75011 Paris.

2. Tutancâmon na Villette

Há quase 3400 anos, durante a dinastia egípcia XVIII, reinou o faraó Tutancâmon. Com apenas dez anos de trono e 19 de idade, morre o jovem faraó deixando um túmulo cheio de peças de ouro, tecidos, mobília, armas e textos sagrados – encontrados quase intactos – que revelam muito sobre o Egito antigo. Desta vez no Grande Halle de la Villette, o faraó volta a ser o centro das atenções em uma cenografia imersiva com mais de 150 obras, incluindo 50 que viajam para fora do Egito pela primeira vez.

Tutancâmon – O Tesouro do Faraó, de 23 de março a 15 de setembro de 2019, Grande Halle de La Villette, 211 Avenue Jean Jaurès, 75019 Paris.

3. Leonardo da Vinci no Museu do Louvre

O que esperar quando o museu mais famoso do mundo resolve fazer uma exposição sobre o artista mais famoso do mundo? Certamente o que todos querem ver: uma obra-prima. É com esse pensamento que o Louvre monta uma exposição para celebrar os 500 anos da morte do gênio italiano. Além das obras ‘A Virgem das Rochas’, ‘La Belle Ferronnière’, ‘A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana’, ‘São João Batista’, e, é claro, a ‘Mona Lisa’, já atualmente no seu acervo, a exposição conta também com pinturas, esculturas, gravuras e desenhos vindos de outras instituições e coleções. Uma das prováveis atrações será a polémica pintura ‘Salvator Mundi’, vendida por 450 milhões de dólares em novembro passado.

Leonardo da Vinci, de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020, Museu do Louvre, Rue de Rivoli, 75001 Paris