Cultura 25 janeiro, 2019

3 exposições na Espanha para não perder em 2019

A Espanha é incrível, cheia de belezas naturais, praias, bons restaurante e… muita arte! Isso mesmo, o país possui diversos museus e sediará em 2019 exposições que merecem a visita. Selecionamos três delas para que você inclua em seu roteiro de viagem.

Jenny Holzer: Una retrospectiva

Jenny Holzer é uma artista americana neo-conceitual, na qual o foco de seu trabalho é levar suas palavras aos lugares que você menos espera, seja nos espaços publicitários em plena Times Square, ou dentro de jornais. Suas idéias, como “A punição horrível aguarda pessoas más” adquiriram vida própria e terminaram estampadas em camisas, bonés e muito mais. Mas Holzer não é apenas engraçada, em Lustmord (1993-1994) responde aos estupros que ocorreram durante a guerra da Bósnia, usando frases de testemunhas apresentadas em luzes LED.

Guggenheim de Bilbao – 22 de março de 2019 até 8 de setembro de 2019

Manet, Degas, los impresionistas y la fotografía

Durante muito tempo, a fotografia e a pintura tiveram uma estreita relação. Esta exposição irá mostrar como a nova forma de capturar imagens serviu de inspiração para os estudantes de pintura, que encontraram nela uma forma diferente de controle de luz e representação de espaço assimétrico. Assim como os quadros impressionistas se tornaram referência para a fotografia, que buscava criar um efeito mais pictórico, típico da arte. Na exposição serão apresentados fotógrafos como Nadar e Disderi e pintores como Degas e Manet.

Museo Nacional Thyssen-Bornemisza, Madri – 15 de outubro de 2019 até 26 de janeiro de 2020.

Sofonisba Anguissola y Lavinia Fontana. Dos modelos de mujeres artistas

O principal museu de Madrid, o del Prado, usará seus holofotes para homenagear duas grandes artistas, Sofonisba Anguissola e Lavinia Fontana. Anguissola nasceu na Itália e foi uma das aprendizes informais de Michelangelo. Em 1559 ela viajou para Madrid, para ensinar arte para uma jovem rainha, mais tarde ela se tornou uma das pintoras da corte do Rei Filipe II. Já Lavinia ganhou destaque por seus retratos de mulheres acompanhadas de suas famílias, além de ter sido a primeira artista feminina em fotos nuas.

Museo Nacional del Prado, Madri – 22 de outubro de 2019 até 2 de fevereiro de 2020

Item adicionado ao carrinho.
0 item - R$ 0,00