Gastronomia 15 janeiro, 2019

4 lojas de pastel de nata imperdíveis em Lisboa

Sempre que alguém fala em Portugal, logo vem à mente os deliciosos pastéis de nata. Mais do que uma paixão nacional, os pasteizinhos são um símbolo da cultura do país e iguaria obrigatória para os turistas. Eles podem parecer simples, mas requer muita técnica para serem equilibrados, cremosos e com a massa bem crocante. Dentre inúmeras boas opções em Lisboa, separamos 4 lugares imperdíveis para comer este manjar.

1. Manteigaria

Aberta desde 2014, a Manteigaria logo ganhou o coração (e estômago) dos lisboetas e turistas graças à qualidade indiscutível do produto. Atualmente com 3 unidades, sendo uma delas no Porto, a pastelaria mantém o conceito da fábrica onde os clientes podem sentar no balcão e ver os pasteizinhos serem produzidos. Sempre que uma fornada está pronta, um sino alerta: é hora de ir pra fila.

2. Fábrica dos Pastéis de Belém

Mais do que apenas deliciosos, a Fábrica dos Pastéis de Belém é parte da própria história de Portugal – foi aqui que, em 1837, os monges começaram a fazer a iguaria. Com a marca registrada, apenas os pastéis daqui podem ser chamados de Pastéis de Belém, sendo sua receita original um segredo guardado a sete chaves. Aqui são produzidos mais de 20 mil pastéis todos os dias e sua fama faz jus as imensas filas.

3. Aloma

Com mais de 70 anos de história, a pastelaria Aloma acumula elogios e prêmios tendo vencido por 3 vezes o concurso de melhor pastel de nata de Portugal em 2012, 2013 e 2015. A reputação desta pastelaria é tanta, que até chegaram a ser mencionados nos jornais americanos The New York Times e CNN. Com uma fina e crocante camada de massa folhada que se desfaz na boca, os pastéis de nata da Aloma são uma excelente opção no Campo de Ourique.

4. Nata Lisboa

Com a emblemática frase The World Needs Nata, a pastelaria deixa clara o seu objetivo: fazer com que o mundo todo se delicie com seus pastéis. De fato, a franquia já criou um império marcando presença em 21 cidades Portuguesas e mais 9 espalhadas pelo mundo, como em Bilbao, Abu Dhabi, Amsterdam e Berlim. Quanto ao pastel: it’s delicious!