Seu carrinho está vazio no momento!
Versailles é realmente uma região encantadora na França, seja pela história de seu Palácio ou pela beleza de seus jardins. De sua história na moda até a revolução francesa, conheça aqui 8 coisas que você não sabia sobre o Palácio de Versailles.
O palácio é uma antiga propriedade de caça
Em 1607 Luís XIII, o herdeiro de Henri IV, usou Versailles para a sua primeira sessão de caça. Em 1623 ele já havia instalado um cabana de caça composta por dois pequenos castelos.
Levou 40 anos para que seus jardins fossem terminados
Em 1661 André Le Nôtre ficou responsável pelo layout dos jardins do Palácio. Para isso, foi necessária a ajuda de Jean-Baptiste Colbert, o superintendente do rei, Charles Le Brun, e mais tarde, o arquiteto Jules Hardouin-Mansart. Ao todo, foram necessários 40 anos para o jardim ficar pronto.
O primeiro vôo de balão aconteceu em Versailles
Durante o reinado de Louis XVI, os irmãos Montgolfier fizeram o primeiro vôo de balão, no pátio do castelo, sob o olhar do rei e sua família.
O castelo não foi saqueado durante a Revolução Francesa
Diferente do que é retratado em diversas ficções, Versailles não foi alvo durante a Revolução Francesa. Apenas em 1793 que grande parte de suas obras foram transferidas para museus.
Foi Louis Philippe I que transformou o palácio em um museu
Conhecido como o “rei cidadão”, Louis Philippe I decidiu tornar Versalles um museu histórico dedicado a “todas as glórias da França”, sendo inaugurado assim no dia 10 de junho de 1837.
Versailles foi um ponto importante durante a primeira guerra mundial
O local foi extremamente importante, pois os regimentos ocuparam tanto a parte das armas quanto do pátio de Versailles, logo hospitais militares também se estabeleceram no espaço. Além do ponto mais importante de toda a história da guerra: o tratado de Versailles, que proclamou o fim dos combates e a derrota da Alemanha.
O palácio foi cenário para diversos filmes
Desde 1904 o Palácio foi cenário para quase 200 filmes, entre eles o querido Maria Antonieta, gravado em 2006, que tem Kirsten Dunst como protagonista.
O palácio foi o espaço que deu o grande salto da moda americana
Em 1970 Gerald Van der Kemp, que era curador-chefe do Palácio de Versailles procurou patrocinadores para financiar sua restauração, e desta forma Eleanor Lambert, famosa assessora de imprensa americana, propôs um concurso de moda no castelo. Então ao lado de franceses já consagrados como Yves Saint Laurent e Christian Dior, estiveram americanos que na época não eram conhecidos internacionalmente como Oscar de la Renta e Stephen Burrows.