Seu carrinho está vazio no momento!
Seguindo a nossa divulgação do Bairro dos Museus em Cascais, hoje iniciamos nossa visita ao Farol Museu de Santa Marta!
Localizado no Forte de mesmo nome, na Ponta do Salmôdo, o farol possui uma torre quadrangular de alvenaria com 20 metros de altura, toda revestida com azulejos brancos, faixas horizontais azuis e lanterna vermelha.
Breve histórico
Inaugurado em julho de 2007, com projeto arquitetônico de Francisco e Manuel Aires de Mateus e programa museológico de Joaquim Boiça, o Farol Museu de Santa Marta foi reabilitado a partir de um protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais e o Estado Maior da Armada Portuguesa.
O Farol Museu De Santa Marta é o único do país que concilia espaços expositivos com a função de sinalização costeira, supervisionada pela Direção de Faróis da Marinha. O museu tem como objetivo dar uma abordagem geral sobre os faróis e o papel do faroleiro, suas artes e ofícios.
Sinalização do farol em caso de nevoeiro
A sinalização é feita por trompa nevoeiro, ou seja, o farol emite sinais sonoros em tempo de nevoeiro, para avisar a navegação de que se encontra próximo da terra. São três segundos de som alternados com sete segundos de silêncio, emitidos repetidamente.
O Museu
Atualmente, o Farol-Museu de Santa Marta alberga um espaço museológico inédito no país, dedicado à história, patrimônio e tecnologia dos faróis portugueses, com programa da responsabilidade de Joaquim Boiça.
A maioria das peças expostas foi restaurada e depositada pela Marinha Portuguesa/Direção de Faróis. A exceção é a bala de canhão encontrada em escavações arqueológicas camarárias.
A área expositiva divide-se em dois espaços, instalados nas antigas residências dos três faroleiros responsáveis pela torre (até à automatização dos faróis) :
Núcleo 1 – Faróis Portugueses: Tecnologia e História
No primeiro núcleo estão expostas lentes de Fresnel de grandes dimensões. Estas lentes foram criadas originalmente para uso em faróis de sinalização marítima, pois seu desenho possibilita a utilização de material mais leve e fino. Desta forma há maior passagem de luz, e assim os faróis com elas equipados são visíveis a distâncias bem maiores.
O destaque deste espaço é o painel de aparelho ótico do Farol das Berlengas, que atinge 3 metros e 70 cm de altura.
Núcleo 2 – Santa Marta, de Forte a Farol e O Ofício de Faroleiro
Este espaço centra-se na vivência do Farol de Santa Marta através dos tempos. Ali encontram-se agora peças que contam a história de uma atividade com mais de 500 anos. Nas prateleiras há desde receptores de rádio a óculos de grande alcance que serviam para detectar os barcos ao longe. Destaca-se na coleção o diário do faroleiro, que registra minuciosamente as ocorrências de dias de nevoeiro, e noites iluminadas.
Auditório
No auditório, o filme Faróis de Portugal. Cinco Séculos de História conta, através do testemunho de faroleiros, a história da construção e manutenção destes monumentos ao longo da costa portuguesa.
Há ainda no local a loja do Museu, que apresenta uma seleção de publicações, artigos de papelaria e objetos relacionados à Marinha e atividades faroleiras.
Vista do alto do Farol
O visitante também tem acesso às plataformas – baterias – do antigo Forte, de onde é possível contemplar uma linda vista para o Atlântico e para a Baía de Cascais.
O ingresso pago dá direito também a uma visita à Casa Santa Maria, que junto com o Farol Museu de Santa Marta forma uma das paisagens mais emblemáticas de Cascais.
Terminamos por aqui a nossa visita ao Farol Museu de Santa Marta! Venha conhecer este museu único, que funciona dentro de um farol ainda ativo e operante!
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo de nossa visita no YouTube! Aproveite e inscreva-se no canal.