Your cart is currently empty!
Uma das regiões mais autênticas de Portugal, o Alentejo é o destino perfeito para fugir do agito urbano e aproveitar a vida em um ritmo mais calmo. Recheada de edifícios históricos e monumentos declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a região tem paisagens impressionantes, que convidam seus viajantes a desfrutarem experiências exclusivas. Confira uma lista de pequenos luxos para curtir em uma viagem por terras alentejanas.
Se hospedar em um castelo
A região testemunhou importantes momentos da história do país e abriga muitos edifícios históricos de valor inestimável, como castelos. Alguns foram transformados em luxuosas pousadas, onde é possível vivenciar momentos de realeza. Como é o caso da Pousada Castelo de Estremoz, cujo edifício foi construído no século 12 para a Rainha Santa Isabel e que ainda exibe decoração medieval. Sua Torre de Menagem, a mais alta da Europa, possui uma magnífica vista para a cidade. Já a construção milenar do Castelo de Alcácer do Sal está posicionada no monte mais alto da cidade e guarda uma hospedagem elegante.
Passear de barco no Alqueva
Em pleno coração do Alentejo, o imponente Alqueva é o maior lago artificial da Europa e está rodeado por campos verdes e dourados típicos da região, e que ficam ainda mais deslumbrantes à luz do entardecer. É possível praticar diversas atividades náuticas ou ainda fazer um passeio de barco para apreciar toda a beleza deste local.
Admirar as estrelas em um céu premiado
Talvez você nunca tenha imaginado que o céu de um destino pudesse ser premiado. Mas a região do Alqueva foi a primeira do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination, que comprova a sua qualidade para observação de estrelas. Não há poluição luminosa, o que possibilita contemplar toda a perfeição do universo a olho nu. E se quiser saber mais sobre constelações encontradas ali ou até mesmo alugar um telescópio, basta fazer uma visita ao Observatório Lago Alqueva.
Passear de cavalo em uma praia quase deserta
Uma ótima forma de explorar o litoral alentejano, considerado o mais intocado da Europa, é um passeio a cavalo. O trajeto passa por praias praticamente desertas, com as areias claras, dunas e mar azul. O roteiro também proporciona uma vista panorâmica de florestas de pinheiros e arrozais verdinhos, típicos da região. A sensação de bem-estar e contato próximo à natureza alentejana é inevitável!
Fazer um workshop de gastronomia alentejana
O melhor de uma viagem é poder conhecer a fundo a cultura daquele destino. Logo, a gastronomia faz essa ligação perfeita. A culinária típica do Alentejo proporciona sabores inigualáveis, que incluem, além de seus deliciosos azeites, carnes de caça, embutidos, pães e queijos. E é possível aprender as principais receitas em um divertido workshop. Em Évora, o Portuguese Cooking School oferece aulas de culinária típica para colocar a mão na massa e ainda saber mais das tradições gastronômicas em uma conversa descontraída. A equipe da cozinha do Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, ensina a elaboração de um menu de três pratos, acompanhados dos excelentes vinhos produzidos na propriedade. E os hóspedes do Santiago Hotel Cooking & Nature podem aprender a receita do famoso pão alentejano, elemento essencial nas mesas dos locais.