Seu carrinho está vazio no momento!
A Ilha da Madeira atrai muitos turistas por sua natureza incrível. Lar de uma floresta única no mundo, a Laurissilva, o destino tem mar, montanha, flores exóticas e muito mais. Uma das melhores maneiras de conhecer toda essa riqueza natural é seguindo os caminhos das levadas.
As levadas são, basicamente, canais de irrigação que levam água da parte norte do destino, onde é mais abundante, para a região sul. Elas começaram a ser construídas há mais de 400 anos e hoje somam mais de 200 levadas ao longo de cerca de 3 mil quilômetros.
O que os madeirenses do século 16 não poderiam imaginar é que esses estreitos canais acabariam se tornando uma das principais atrações turísticas do destino, uma vez que se enveredam pelos mais belos cenários locais. Além disso, por sua localização privilegiada, o destino tem temperaturas amenas o ano todo, o que significa que todas as estações são boas para fazer atividades ao ar livre.
Algumas das mais belas paisagens da Madeira não são acessíveis de carro, mas são atravessadas pelas levadas. E é impossível não se espantar com toda a beleza de vales, rochedos, riachos e a luz do sol entrando por entre a folhagem das árvores. Para completar, todos os sentidos são agraciados com o aroma das flores e da terra, o canto dos pássaros e o som da água corrente e a sensação do ar úmido da floresta na pele.
São tantas levadas espalhadas pelo território da ilha, que este acaba sendo um passeio para todos os turistas que visitam o destino. Não é preciso ser um praticante assíduo do ecoturismo: basta ter vontade de conhecer a incrível natureza local. Há percursos mais curtos e fáceis para quem não está acostumado a fazer muito esforço físico ou simplesmente prefere uma atividade mais leve e relaxada; para os aventureiros de plantão, há caminhos que exigem maior preparo físico, mais longos e com mais desníveis.
Algumas das possibilidades são a Levada dos Balcões, com grau de dificuldade fácil, apenas 1,5 quilômetro de extensão e um maravilhoso mirante; as Levadas das 25 Fontes, com grau de dificuldade médio, 4,6 quilômetros e uma belíssima lagoa; e a Levada do Caldeirão Verde, para os mais experientes, que tem cerca de 6,5 quilômetros, quatro túneis e o encontro com uma parte completamente cobertura por uma vegetação verde e rica, cujo panorama fica ainda mais deslumbrante pela cascata de 100 metros de altura ali presente.