Passeios 27 dezembro, 2019

Pilar 7: uma experiência sensorial única em Lisboa!

Das areias das Dunas da Cresmina vamos às alturas de Lisboa, para mostrar o Pilar 7 da Ponte 25 de Abril! Neste local apresentaremos uma experiência sensorial única: desde a história da construção da ponte até o seu miradouro a 70 metros de altura! 

Considerada uma das pontes mais bonitas do mundo, a Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966 e possui 14 pilares de sustentação. Visitaremos o Pilar de número 7!

Entrada e exterior

Em 27 de setembro de 2017, foi inaugurado o centro interpretativo do Pilar 7, que nos permite conhecer a história da Ponte 25 de Abril. Logo ao entrar nos deparamos com dados impressionantes sobre a construção desta enorme ponte suspensa sobre o rio Tejo.

Ainda do lado de fora do Pilar 7, já é possível observar a imponência da Ponte 25 de Abril, enquanto encontramos mais informações e curiosidades sobre a construção desta grande obra de engenharia nos enormes discos de metal presos no chão.

Maquete e Cronologia

Na primeira sala do Pilar 7 temos a maquete original da Ponte 25 de Abril, a peça central de uma cronologia que começa em 1824 com a aprovação da patente do cimento Portland, marco inicial do uso do cimento na construção. Em 1876 foi apresentada a primeira proposta para construção de uma ponte que ligasse as duas margens, mas somente em 1959 o governo português aprovou a construção da Ponte Sobre O Tejo, e foi lançado um concurso público no ano seguinte.

Sala dos Trabalhadores

Acessando o maciço central do Pilar 7 encontramos a Sala dos Trabalhadores. Nesta sala são projetados vídeos em 360º que mostram as intervenções feitas durante a construção da ponte. Na parede, lemos informações como “14 pilares no meio da cidade”, “180 metros de altura”, “2272m2 de comprimento”, enquanto ouvimos sons de gaivotas, fortes marteladas e sons metálicos que se transformam em vibrações debaixo dos nossos pés.

Cabos de Sustentação

Na sala seguinte somos envolvidos em uma atmosfera azul, uma verdadeira experiência imersiva, como se estivéssemos embaixo da água. Ao lado há um elevador que nos leva à segunda plataforma. Aqui vemos, ouvimos e sentimos, a aproximação de um trem projetado na parede, e temos acesso a duas salas onde estão localizadas as amarrações dos cabos de sustentação da Ponte 25 de Abril. Para sua construção, foram usados 54.196 km de fio de aço, sendo que cada cabo tem 11.248 fios de aço. Uma estrutura impressionante!

Ilusão de Profundidade

Subindo uma escada suspensa, entramos em um dos ambientes mais incríveis do espaço, com espelhos instalados no chão e no teto, criando uma ilusão de profundidade bastante realista do Pilar 7, como se estivéssemos dentro da coluna. Nas paredes, algumas informações e curiosidades sobre a Ponte 25 de Abril.

Elevador e Miradouro

O passadiço de mais de 10 metros de altura nos conduz ao elevador panorâmico, parcialmente construído em vidro, que lentamente nos leva ao Miradouro!

Inserido ao lado do tabuleiro rodoviário da Ponte 25 de Abril, o Miradouro está suspenso 70 metros acima do nível do solo. Da pequena varanda de vidro é possível desfrutar de uma vista maravilhosa de Lisboa em uma nova perspectiva! É uma sensação indescritível!

Realidade Virtual

A sala final é dedicada à realidade virtual. Com óculos especiais, é possível acompanhar os técnicos de manutenção até ao ponto mais alto da Ponte.

Loja

No Pilar 7 há também uma loja com souvenirs e belos materiais relacionados ao local, à Ponte 25 de Abril e ao turismo em Lisboa e Portugal.

Visite a grandiosa Ponte 25 de Abril, um dos símbolos de Lisboa, e conheça o interior do Pilar 7 para desfrutar dessa experiência incrível!

Não deixe de conferir também em nosso vídeo esta experiência interativa e imersiva que permite uma descoberta única de uma das pontes mais famosas do mundo!