Seu carrinho está vazio no momento!
Quando pensamos em Portugal, pensamos nos famosos elétricos, um dos ícones da cultura portuguesa. Em Lisboa, além de passear neles, também é possível visitar o Museu da Carris, que conserva o mais importante acervo de transportes públicos de Portugal e nos leva por uma viagem no tempo destes importantes meios de locomoção.
A Companhia de Carris de Ferro de Lisboa foi fundada em 1872, no Rio de Janeiro, e o seu museu tem três núcleos que reúnem um rico patrimônio como fotografias, uniformes, títulos de transporte, elétricos e autocarros.
Mas afinal, o que são os Elétricos?
O elétrico é um meio de transporte utilizado em Portugal desde 1895, quando chegou à cidade do Porto, vindo dos Estados Unidos. Em Lisboa, o elétrico chegou em 1901 e atualmente, há 6 carreiras de elétricos em regiões históricas de da cidade.
Uma curiosidade interessante é que apenas a linha 15 de Belém é operada por elétricos modernos. As demais 5 linhas são todas operadas por bondes antigos, o que traz um charme especial para as principais cidades do país.
O elétrico mais conhecido é o 28, apelidado de “amarelo” pelos lisboetas, que faz o trajeto entre Martim Moniz e Campo de Ourique. O que torna essa linha interessante, é o trajeto, que passa pela maioria dos pontos turísticos de Lisboa.
Assista ao nosso vídeo e embarque também nessa aventura!