Cultura 3 maio, 2019

Andy Warhol está na moda: o rei da pop art ganha duas exposições

Se você é fã de pop art, provavelmente conhece os trabalhos de Andy Warhol. O ícone tem ganhado cada vez mais fãs que se encantam pelas suas cores e estilo. Ainda que o pintor já tenha mostrado que sua arte está sempre em alta, temos que admitir que os últimos anos sua popularidade só fez aumentar e, mesmo depois de tantas obras inteligentes e divertidas, ainda há muito o que conhecer sobre Warhol. Para isso, o falecido artista ganhou duas exposições este ano, ambas em Nova York.

 

As galerias Lévy Gorvy e Sperone Westwater abrirão exposições dedicadas a diferentes aspectos do trabalho de Warhol: os retratos coloridos e imensos de mulheres bonitas, e desenhos e trabalhos íntimos nunca vistos antes em papel.

 

A exposição “Warhol Woman”, sediada pelo Lévy Gorvy, mostra o lado ousado dos retratos das grandes celebridades femininas – algumas facilmente reconhecíveis como Dolly Parton, Jackie Kennedy e Aretha Franklin.

 

“Esta exposição mostra de forma proposital o amplo espectro da sociedade em que Warhol se concentrou tanto em seus retratos quanto em sua vida”, diz Brett Gorvy, co-fundador e sócio da galeria. “Era sua intenção fazer belas mulheres de todas as idades, etnias e classes”. A exposição ficará aberta até o dia 15 de junho.

 

 

Já o Sperone Westwater irá sediar a “Andy Warhol By Hand: Part II, Drawings 1950s – 1960s”, que busca mostrar um lado mais calmo (não tão pop) do artista. A galeria irá exibir 125 trabalhos nunca divulgados do americano, feitos ainda no papel. O responsável pela curadoria é Vincent Fremont, ex-gerente executivo do estúdio de Warhol e ex-CEO da Warhol Foundation.

 

Ainda que o trabalho seja exposto em outros materiais como grafite a caneta esferográfica e linha borrada, o trabalho de Andy é igualmente diverso. Entre eles estão seleções de nus, retratos de dançarinas, naturezas-mortas de alimentos, estudos de flores e esboços de bolsas e sapatos. O artista era realmente um homem versátil, que sabia trabalhar diversas imagens.

 

“As pessoas acham que viram e sabem tudo sobre Andy, mas esse não é o caso. Eu sempre acho que há algo novo para aprender [sobre] que tipo de artista ele era” conta Fremont. A exposição estará aberta até o dia 29 de junho.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 item - R$ 0,00