Cultura 2 abril, 2019

A emblemática pirâmide do Louvre completa 30 anos

Inaugurada em 29 de março de 1989, um dos cartões postais mais famosos de Paris comemorou seu 30º aniversário. Projetada pelo arquiteto chinês-americano IM Pei, durante a presidência de François Mitterrand, a pirâmide do Louvre é uma escultura de 21 metros de altura famosa não só pela sua estrutura de metal e vidro, mas também pelo contraste que cria. Seu visual tão moderno contrapõe ao museu, que possui uma arquitetura clássica.

Com uma data tão importante como os 30 anos da pirâmide, a capital francesa entrou em comemorações! Durante o fim de semana aconteceram diversas atividades gratuitas. No Louvre, por exemplo, foi possível assistir a palestras nas quais falavam sobre toda a origem da escultura assim como a história das escavações para a montagem da pirâmide.

 

Houve também uma exposição, intitulada “A pirâmide tem 30 anos. Sua história em fotos com Paris Match”, nas quais os curiosos tinham livre acesso nos jardins do Carrossel. Mas a celebração mais icônica foi uma instalação feita por JR, que apenas 3 anos depois de fazer a pirâmide desaparecer com uma ilusão de ótica, resolveu transformar novamente o espaço em um grande número visual.

Desta vez, o artista contou com a ajuda de mais 400 participantes em uma colagem, intitulada Segredo da Grande Pirâmide. A instalação retrata as anamorfoses, do tribunal de Napoleão, para revelar suas fundações. As festividades tiveram fim no dia 31 de março, mas ainda é possível admirar a incrível estrutura, assim como tirar a famosa foto segurando-a, ou medindo-a com as mãos.