Cultura 22 outubro, 2020

Aqueduto das Águas Livres: uma grande obra da engenharia que marca a paisagem de Lisboa

Conheça o Aqueduto das Águas Livres, uma das mais notáveis obras da engenharia hidráulica portuguesa!

Classificado como Monumento Nacional desde 1910, o Aqueduto das Águas Livres é um complexo sistema de captação, transporte e distribuição de água à cidade de Lisboa, e que tem como característica marcante os grandiosos arcos que se erguem sobre o vale de Alcântara, um dos cartões postais de Lisboa.

História

Até o início do século XVIII, a capital do Império português não possuía uma rede de abastecimento que garantisse água potável para a população em constante crescimento. Os lisboetas tinham o Rio Tejo ao redor, mas sua água era imprópria para consumo.

Para responder a esta necessidade, em 1731, D. João V ordenou a construção de um imponente sistema de captação e transporte de água, baseado no percurso do antigo aqueduto romano.  

A estrutura do Aqueduto das Águas Livres foi progressivamente reforçada e ampliada ao longo do século XIX, com a participação de muitos arquitetos e engenheiros de renome, transformando a obra no símbolo máximo da evolução dos serviços de abastecimento de água de Portugal.

Arquitetura e Arcaria do Alcântara

A extraordinária construção sobre o vale de Alcântara é composta por 35 arcos que se estendem por quase 1 quilômetro, incluindo, entre eles, o maior arco em ogiva do mundo feito em pedra, medindo 65 metros de altura e 29 metros de largura.

O Aqueduto das Águas Livres, que resistiu incólume ao devastador terremoto de 1755, não se resume à monumental arcaria que atravessa o vale!

Um complexo sistema de ramais, galerias subterrâneas e chafarizes, forma uma rede de abastecimento que totaliza 58 km, com início em Belas, Sintra e terminando nas Amoreiras, em Lisboa. 

Até ser desativado em 1967, o Aqueduto transportou mais de 1300 metros cúbicos de água proveniente de 59 nascentes sob seus majestosos arcos.

Na visita ao Aqueduto das Águas Livres podemos caminhar por parte de sua estrutura e ainda desfrutar da vista sobre a capital!

E terminamos por aqui o nosso passeio pelo Aqueduto das Águas Livres, um um marco iconográfico da Cidade de Lisboa, com imponência arquitetônica e qualidade artística que traduzem a sua importância na história do país.

Clique no botão abaixo e assista ao vídeo de nossa visita ao Aqueduto das Águas Livres!

EndereçoCalçada da Quintinha 6
1070-225
Lisboa
Contato(+351) 218 100 215
[email protected]
Horário de
Funcionamento
de 3ª a 6ª feira, das 10h às 17h30
aos sábados e domingos das 10h às 17h30
Ingresso4€
Para descontos, gratuidade e visitas orientadas, consultar o site:
https://www.epal.pt/EPAL/menu/museu-da-%C3%A1gua/informa%C3%A7%C3%B5es-%C3%BAteis/pre%C3%A7%C3%A1rio