Your cart is currently empty!
Boa notícia para os amantes de arte! A parceria entre o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa) e a AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal) anunciada ano passado foi, finalmente, lançada. Nela, encontramos uma coleção exclusiva de joias com designs inspirados na arquitetura do museu. Ao todo, a linha possui participação de 9 artistas portugueses.
“A coleção representa a visão de cada um dos nove criadores sobre o premiado edifício do MAAT” contou a AORP em comunicado. A construção, feita pela britânica Amanda Levete, foi inaugurada em 2016 e já é reconhecida pela sua forma poderosa, que busca enquadrar uma narrativa arquitetônica sensível ao património cultural e ao futuro da cidade. O edifício, também, já ganhou diversos prêmios como Best Museum Architecture of the Year e o Best of Best Iconic Awards 2017.
Maria Avillez e Leonor Silva, marcas residentes da loja do MAAT participaram da construção desta coleção, entretanto, junto a eles, estão Ana Pina, Dalila Gomes, Joana Santos, Kathia Bucho, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Vangloria, artistas locais que participaram da iniciativa Portugueses Jewellery X MAAT, que deu a eles a possibilidade de venderem rotativamente seus produtos na loja do museu, além de participarem da criação de suas próprias peças.
A coleção traz um pouco da visão de cada artista, que vêm de diversas áreas de formação, da ciências exatas às de humanas, possuindo assim, claro, peças heterogêneas, que segundo Nuno Marinho, presidente da direção da AORP, “são reflexo da diversidade e versatilidade de estilos que encontramos hoje em dia na joalharia portuguesa.” que completa falando sobre o fruto desta mistura “há uma nova energia no setor, que contagia não apenas a entrada de novos atores, como inspira as marcas mais tradicionais, que se sentem instigadas por esta efervescência criativa”.
As peças já estão à venda na loja do MAAT.