Cultura 22 março, 2019

As mais belas bibliotecas de Paris

Difícil imaginar uma cidade com espaços tão elegantes e históricos quanto Paris. Escondidas pelos edifícios da cidade, suas bibliotecas também são lugares imperdíveis. Conheça abaixo as mais belas bibliotecas de Paris.

La bibliothèque Richelieu

Construída em 1635, a biblioteca Richelieu foi reformada no fim de 2016 pelos arquitetos Virgine Brégal e Bruno Gaudin, e hoje em dia reúne 3 instituições: a Biblioteca, o Instituto Nacional de História da Arte e a Escolas de Chartes. Na biblioteca são encontradas salas de leitura, coleções de manuscritos, mapas, moedas, medalhas e antiguidades, escritório de artes cênicas e da biblioteca nacional de artes francesa.

La bibliothèque Mazarine

Esta é a biblioteca pública mais antiga da França, que fica situada no Colégio das Quatro Nações. Sua origem veio das coleções particulares do Cardeal Mazarin (1602-1661) e hoje ela tem mais de 600.000 documentos, divididos em duas categorias: a biblioteca patrimonial (com incunábulos, manuscritos, coleção de obras e objetos de arte) e a biblioteca de estudos e pesquisa.

La bibliothèque Sainte-Geneviève

Com um edifício de estilo neogótico, a Biblioteca Sainte-Geneviève foi a primeira biblioteca na França a não ser anexada a um palácio, a uma abadia ou a uma escola. Mas nem sempre foi assim: sua primeira localização foi no último andar Abadia Sainte-Geneviève-de-Paris. Atualmente o espaço conta com mais de 2 milhões de documentos.

La bibliothèque de la Sorbonne

Sua primeira fundação aconteceu em 1289 como parte da Collège de Sorbonne, entretanto após a Revolução Francesa o local se dissolveu e ela foi reconstruída nos anos 1800 no espaço dos edifícios medievais e hoje faz parte da Universidade de Paris. Situada no edifício Sorbonne, sua fachada barroca também encanta.

La Bibliothèque nationale de France

O espaço tem como origem a biblioteca real fundada pelo Palácio do Louvre por Carlos V, em 1368. Hoje seu espaço mais notável vem da sala de leitura, que possui finas colunas com os seus capitéis coríntios e cúpulas com clarabóias envidraçadas. O edifício revela dois estilos de arquitetura do modernismo ao mesmo tempo que leva um visual convencional.