Cultura 5 abril, 2019

As mais belas fotos de Robert Doisneau são compiladas em um livro

Conhecido pelas suas fotografias de rua, que retratavam o humor e o amor, Robert Doisneau ganhou um novo livro, que foi publicado para acompanhar a uma exposição no Musée Ixelles, em Bruxelas. Nesta edição, que leva seu nome, foram escolhidas 164 fotos que descrevem o trabalho do fotógrafo desde o início de sua carreira, até o momento em que ele se redescobriu com imagens coloridas e em formatos desconhecidos.

Escrito por Danielle Leenarts e Virginie Devillers, o livro é dividido em três categorias. Suas fotos abordam alguns dos temas que o francês gostava de trabalhar, como beleza diária, Palm Springs e estúdios de artistas.

 

Entre as imagens selecionadas estão cliques raros, como os de verão em Palm Springs em 1990 até os mais famosos como O Beijo do Hotel de Ville (1950), Selfportrait em Rolleiflex (1947) e Os irmãos (1963). Durante a retrospectiva da carreira de Doisneau é possível conhecer também um pouco mais sobre a história de grandes nomes da arte, como Picasso e Niki de Saint Phalle.

 

Além de imagens, nesta edição são trabalhadas também as principais características de seu trabalho e sua importância para a fotografia do século XX, assim como a noção de poesia do realismo.