Seu carrinho está vazio no momento!
Em uma visita à Vila de Sintra é indispensável uma visita a uma das pastelarias mais famosas de Portugal, a Casa Piriquita!
O local se destaca pelas suas deliciosas queijadas e os inconfundíveis travesseiros.
A Piriquita é considerada um ponto turístico em Sintra e parada obrigatória para os turistas que visitam a charmosa vila. Não há quem resista ao delicioso cheiro vindo da Rua das Padarias!
O local é exatamente o mesmo de onde hoje funciona a Piriquita I, no centro histórico da vila de Sintra.
A padaria que mais tarde viria a ser conhecida como Piriquita foi fundada em 1862, pelo padeiro Amaro dos Santos e a sua mulher, Constância Gomes.
O nome da Pastelaria foi criado pelo Rei D. Carlos I que gostava de passar férias em Cascais e Sintra – vivendo no Palácio Nacional de Sintra – e tratava a proprietária Constância Gomes carinhosamente por “Piriquita”, devido à sua baixa estatura.
De acordo com a história contada ao longo dos anos, foi o Rei D. Carlos I também quem encorajou Constância a confeccionar as famosas Queijadas, um doce que desfrutava durante os seus verões em Sintra.
O sucesso foi imediato e rapidamente a padaria se transformou em Pastelaria.
Medalha de Mérito Municipal
O ambiente histórico da Casa Piriquita é aconchegante e familiar. Em suas paredes, estão expostos documentos e fotos que contam a trajetória da pastelaria.
Em reconhecimento à qualidade de seus doces e à tradição da casa, a Pastelaria Piriquita recebeu diversos prêmios ao longo de sua história, como os diplomas de honra conquistados pelas deliciosas queijadas.
Muitos associam a Casa Piriquita aos famosos travesseiros, mas estes só começaram a ser produzidos algum tempo depois das queijadas, que foram o principal produto da pastelaria durante muitos anos.
Feitas à partir de queijo fresco, açúcar, ovos, farinha e um pouco de canela, as queijadas possuem um recheio perfeito, envolvido em uma massa crocante e estaladiça!
Queijadas de Sintra
Na década de 40, após a Segunda Guerra Mundial, a Casa Piriquita inovou criando os Travesseiros, que são a referência gastronômica da região!
Constância Luísa Cunha, filha da fundadora da Piriquita, ao ler um livro de receitas antigas, deparou-se com a receita do Travesseiro: um pastel recheado com um aveludado doce de ovos de toque amendoado.
Uma receita secreta de família mantida há cinco gerações!
Travesseiro de Sintra, conhecido também como Travesseiro da Piriquita
É impossível resistir aos delicioso doces da Casa Piriquita! Provar os doces da centenária pastelaria é uma experiência imperdível para quem visita a vila de Sintra!
Ao longo dos anos a casa diversificou a sua pastelaria em bolos tradicionais e novas especialidades, oferecendo atualmente cerca de 50 produtos distintos.
Pastéis da Cruz Alta, mais uma especialidade oferecida pela casa
O balcão da casa é onde turistas e visitantes fazem seus pedidos para levar as delícias da Casa Piriquita para casa ou para saborear caminhando pelas ruas da vila.
A Casa Piriquita é considerada um êxito familiar, gerido hoje pela quinta geração, que mantém viva a tradição das queijadas e travesseiros de Sintra.
Confira o vídeo de nossa visita com os depoimentos de Rui Cunha, um dos atuais proprietários da Piriquita, que compartilhou conosco a história da tradicional pastelaria!
Endereço | Rua das Padarias (nº1 e nº18) 2710-603 Sintra |
---|---|
Contato | (+351) 219 230 626 [email protected] http://www.piriquita.pt/ |
Horário | 09h00 – 20h00 – Fecha às quartas (a unidade II fecha às terças) |