Seu carrinho está vazio no momento!
Continuando as visitas aos espaços do Bairro dos Museus em Cascais, vamos apresentar agora a Casa Sommer!
Parte integrante do imaginário urbano da Vila de Cascais, a Casa Sommer é um de seus patrimônios mais significativos e simbólicos. Seu famoso edifício abriga o arquivo municipal, com sala de consulta, livraria e área de exposições, onde se encontram documentos e referências que defendem a memória local e promovem a identidade cascalense.
O edifício de planta quadrangular em estilo neoclássico, constitui o mais importante exemplo de residência privada oitocentista da vila de Cascais. O seu estilo é fortemente marcado pelo pórtico retangular, que antecede a entrada e forma a varanda nobre do segundo andar.
A História da Casa Sommer
Construída em 1894 como residência para o empresário Henrique Sommer, acabou por receber o nome do proprietário. Sem descendentes, após a sua morte, a casa passou por vários herdeiros. A sua última utilização foi na década de 80, quando acomodou o Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Cascais, sendo depois abandonada.
Em 2003, a casa foi adquirida pela Câmara Municipal de Cascais. Em 2005 foi declarada “Imóvel de Interesse Municipal”, passou por um profundo processo de recuperação e foi aberta ao público em dezembro de 2016, com um projeto da arquiteta Paula Santos, que abrangeu também as antigas cocheiras e incluiu um corredor subterrâneo ligando os dois edifícios
Esta obra permitiu a reinstalação do Arquivo Histórico Municipal de Cascais: um espaço dotado das condições necessárias para a recolha, organização, preservação e difusão da documentação histórica do município, em 100 Fundos e Coleções, de 1387 a 2016.
Livraria
A Casa Sommer abriga em seu edifício a Livraria Municipal de Cascais, onde é possível adquirir as publicações editadas ou apoiadas pela Câmara Municipal, com especial destaque nas áreas do patrimônio arqueológico, arquitetônico, histórico e cultural.
Biblioteca/ Sala de Consulta
A Casa Sommer é a sede do Arquivo Histórico Municipal de Cascais, que acolhe e conserva toda a documentação histórica do município, contendo registros datados desde 1385 até à atualidade. Muitos destes materiais estão disponíveis para pesquisa de forma digital ou física nas salas de consulta. Um Centro de História Local onde cidadãos, investigadores e interessados pela história encontram um manancial importante de fontes para reconstituição do passado coletivo de Cascais.
Exposição Entrelinhas
Os corredores e salas da Casa Sommer são permeados pelas lindas fotos e materiais das exposições vigentes. Na data de nossa visita, pudemos conferir a paixão por Cascais aos olhos de João Carlos Santos e nas palavras de Marco Grieco, responsáveis pelo livro “Entrelinhas”, que serviu de catálogo para a exposição.
As exposições abrigadas pela Casa Sommer sempre têm temáticas que se relacionam com a história e enaltecem belezas e características especiais de Cascais e seus residentes.
Com um belo enquadramento urbanístico nos terrenos fronteiros à antiga Parada de Cascais, a Casa Sommer é um dos monumentos mais significantes da Vila. Um local inspirador com programação diversa que abriga desde exposições à promoção de edições, cursos, workshops e conferências relacionadas com o acervo ou a história local.
Confira o vídeo de nossa visita com lindas imagens e a história completa desse ícone de Cascais!