Monumentos de Portugal 4 abril, 2019

Castelo de São Jorge: uma viagem no tempo no coração de Lisboa

Um lugar indiscutivelmente cheio de história em Portugal é o Castelo de São Jorge, considerado um dos principais pontos turísticos de Lisboa. O Castelo de São Jorge (ou Paço da Alcáçova ou Paço de São Jorge) localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior (Castelo), na cidade e concelho de Lisboa, em Portugal. Por ser a colina mais alta da cidade, é possível ter uma vista panorâmica de toda Lisboa e sua riqueza.

O Castelo de São Jorge ganhou esse nome pela devoção a São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas. Construído pelos Mouros na época islâmica, no século 11, esta fortificação servia como proteção para as elites do povoado. A função do castelo não era de residência, mas tinha um papel militar e de abrigo para as elites da cidadela, em caso de cerco.

Quando o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henrique conquistou a região, ordenou obras para melhorar o palácio. No século 16 D. Manuel I construiu um palácio ainda mais luxuoso para se tornar a residência real no século 13 e o Castelo de São Jorge passou a ser usado para fins militares. Ele acabou sofrendo diversas alterações em sua estrutura durante a época em que Portugal estava sob domínio espanhol, mais especificamente, em 1580. E, mesmo com o terremoto de 1755, ele manteve as suas funções militares até o ano de 1938.

O Castelo de São Jorge é classificado como Monumento Nacional de Portugal. Ao visitá-lo, é possível observar e percorrer suas 11 torres, apreciando as lindas vistas da cidade em diferentes ângulos.

 

Ao conhecer o sítio arqueológico, vemos marcas da ocupação dessa região por diferentes povos desde a idade do ferro, como fenícios, gregos e muçulmanos. É fabuloso ver de perto vestígios as moradias e os detalhes do antigo bairro islâmico!

 

A exposição existente no local mantém uma coleção de objetos encontrados em suas explorações e escavações. Dentre os objetos encontrados merecem destaque as peças islâmicas datadas do século XI.

Outra incrível atração é a Câmara Escura. Criado por Leonardo da Vinci. Esse sistema óptico de lentes e espelhos permite observar Lisboa em tempo real, percorrendo seus monumentos e regiões em 360º, algo inovador para a época.

 

Visitar o Castelo de São Jorge é fazer uma viagem no tempo! Sem dúvida um passeio imperdível para quem quer conhecer uma das capitais mais antigas e ricas da Europa.

 

Assista também o vídeo que fizemos em nossa visita ao Castelo: