Your cart is currently empty!
As nove ilhas da Região Autônoma dos Açores, um arquipélago português situado no Atlântico, a 1.500 km do continente, formam a fronteira ocidental da União Europeia. Aqui listamos cinco motivos pelos quais você precisa conhecer os Açores.
Mergulhe com golfinhos selvagens e baleias
As águas ricas em nutrientes dos Açores atraem golfinhos e baleias durante todo o ano – estejam passando por rotas migratórias ou se instalando aqui para um lar mais permanente. Como tal, as ilhas são um dos lugares mais confiáveis do mundo para ver cetáceos: cerca de 27 tipos diferentes foram vistos no mar. Você pode observar de um barco ou pular no oceano em uma viagem selvagem de natação.
Veja uma abundância de outros animais selvagens
Em terra firme, os Açores são um dos principais destinos de observação de aves: mais de 400 espécies foram avistadas no arquipélago. As florestas de São Miguel abrigam o Dom-fafe dos Açores, endêmico (e ameaçado), conhecido em português como priolo. Observe também os petréis de Bulwer, as algemas cinzentas e as cisternas de Cory.
A comida local é deliciosa
O arquipélago possui uma abundância de vinhos do Pico (cultivados na costa da ilha com água do mar, um Patrimônio Mundial da UNESCO), queijo cremoso dos Açores e algumas frutas surpreendentemente exóticas – incluindo bananas e abacaxis. No mar, os barcos de pescadores incluem atum, lapas (amêijoas limpet) e abundância de lagosta; servido em todos os lugares, desde restaurantes sofisticados a humildes cabanas de frutos do mar.
O cenário natural vai te tirar o fôlego (literalmente)
A melhor maneira de explorar os Açores é a pé: vistas costeiras épicas e paisagens selvagens vêm como padrão, raramente com outra alma à vista. Existem mais de 80 trilhas sinalizadas – abrangendo mais de 800 km – e cinco ‘Grand Routes’ de vários dias em Graciosa, São Miguel, Santa Maria, Faial e Flores.
A cultura local é fascinante
Os Açores são um dos dois únicos lugares do mundo que detêm todas as classificações da UNESCO: Património Mundial (centro histórico de Angra do Heroísmo e Paisagem Cultural da Vinha da Ilha do Pico), Reserva da Biosfera (ilhas do Corvo, Flores e Graciosa e fajãs – paisagens vulcânicas – da Ilha de São Jorge), sítios de Ramsar (13 zonas úmidas do arquipélago) e Geoparque (121 localizações no total). Em suma, essas ilhas são incríveis!