Seu carrinho está vazio no momento!
Embora Amsterdam não tenha um passado culinário famoso, o atual cenário gastronômico pode rivalizar com quase qualquer cidade da Europa. Tradicionalmente centrada em carnes e vegetais de raiz, a culinária holandesa refletia a perspectiva calvinista do país: pratos funcionais e austeros para pessoas comuns e trabalhadoras. Nos últimos 15 anos, porém, uma onda de chefs holandeses atualizaram os clássicos e misturou as coisas na cozinha. Brunch, sustentabilidade, pratos instagramáveis foram adotados. O resultado é uma variedade eclética de restaurantes. Conheça 07 dos melhores restaurantes de Amsterdam.
Jansz
Clássicos com um toque moderno é o estilo desta antiga farmácia com vista para o canal. Espalhados por vários quartos com decoração simples e de bom gosto, há uma elegância discreta em tudo, desde a comida até as mesas de mármore. Seja o bife de cabra ou o risoto de lagosta, a comida do chef Jeroen Robberegt é robusta e saborosa. E, embora o jantar seja a verdadeira estrela, eles também fazem um almoço descontraído.
De Kas
Se você procura os melhores e mais frescos produtos, bem cozidos, então uma ida a De Kas é obrigatória. Aninhados dentro de um conjunto de estufas de 1926, eles servem um menu diário fixo – você simplesmente escolhe quantos pratos deseja – preparados com legumes e ervas cultivadas em seu próprio viveiro. Suas credenciais de fazenda para mesa são impecáveis, e os pratos mostram cada ingrediente da melhor forma.
Stork
Para chegar até o Stork é preciso pegar um balsa gratuíta até Noord. Esta antiga fabrica, com aspecto cavernoso, é o lugar perfeito para comer peixer e frutos do mar frescos. O restaurante serve lagostas, ostras, pratos especiais do dia e um suntuoso prato de frutos do mar. Se o dia estiver ensolarado, vale a pena pedir um vinho branco, sentar no terraço e observar o a movimentação no rio IJ.
Moeders
Este é um restaurante bastante peculiar no centro da cidade. Decorado com fotografias de mães dos clientes. Moeders significa mães em holandês! A ideia é uma sensação de comida de casa. E a coisa mais próxima que os holandeses têm de um prato nacional, é a combinação de purê de batata, repolho, bacon e salsicha. Este é um prato farto, especialmente quando se adiciona almôndegas extra. Há muito mais para escolher, mas pode vir com bastante fome, as porções são enormes.
Eddy Spaghetti
Esqueça os restaurantes italianos carosno centro e oeste da cidade e siga para este pequeno e acolhedor restaurante em Oost. O cardápio de massas é curto, mas objetivo. Vale a pena experimentar o linguine, a all’arrabbiata e o suculento ravióli de cordeiro. Além disso, as pizzas são deliosas e de massa fina. Deixe espaço para o tiramisu caseiro. E pra finalizar, peça ao barman um negroni – eles servem um dos melhores da cidade.
Tempo Doeloe
Para quem gosta de comidas orientais, seria uma negligência visitar Amsterdã e não experimentar uma rijsttafel da Indonésia. Traduzindo como ‘mesa de arroz’, este é um menu fixo de pratos pequenos e picantes – geralmente os favoritos do chef – pensados para mostrar os sabores e estilos mais distintos da culinária indonésia, e o Tempo Doeloe é um dos melhores. É elegante e acolhedor, e a comida é excelente.
Meatless District
A culinária holandesa não é particularmente gentil com os vegetarianos, e com os veganos ainda menos. Recentemente, no entanto, vários endereços surgiram atendendo às suas necessidades, e este elegante e arejado bar-restaurante em Old West é um dos melhores. Com um menu sazonal 100% vegano – e orgânico sempre que possível -, eles abrem todos os dias para almoço, lanches e jantar (além de café da manhã nos fins de semana).