Your cart is currently empty!
Freddie Mercury, Yves Saint Laurent e George Lucas foram todos seduzidos pelos encantos do quimono, cuja a evolução dos tempos medievais no Japão estará em exibição em uma grande exposição em Londres.
O quimono foi usado por cavaleiros Jedi na saga de filmes “Guerra nas Estrelas” de Lucas, e David Bowie em seu alter ego futurista Ziggy Stardust. “Acho que é muita fluidez, o que a torna uma inspiração tão icônica”, disse Anna Jackson, curadora da exposição “Kimono: Kyoto to Catwalk” no Victoria and Albert Museum.
O diretor do Victoria and Albert Museum, Tristram Hunt disse que “quando pensamos em moda, o quimono pode não ser o primeiro item que vem à mente”. E a exposição, que vai até 21 de junho, “desafia essa percepção”.
Mais de 100 itens mostram as variações contrastantes do que antes era uma túnica simples. O mais antigo, datado entre 1660 a 1680, tem folhas de bordo sóbrias bordadas em motivos aquáticos.
Um tríptico composto por uma peça de vestuário de 1800, uma moderna do estilista japonês Jotaro Saito e uma terceira de 2007 pelo britânico John Galliano para a Dior “mostra como a moda do quimono foi traduzida além das fronteiras culturais e geográficas”, diz Hunt.