Seu carrinho está vazio no momento!
Depois de visitar o Palácio Estoril, seguimos para o Guincho para mostrar a Duna da Cresmina! As dunas do Guincho-Cresmina são uma pequena parcela do complexo Guincho-Oitavos localizado no Parque Natural de Sintra-Cascais.
Os cordões dunares são estruturas geológicas frágeis mas muito importantes, pois protegem os terrenos da subida do nível do mar. As dunas constituem um sistema ativo e extremamente instável devido à constante movimentação das partículas arenosas impulsionadas pelos fortes ventos da região.
O sistema dunar do Guincho-Cresmina é bastante peculiar, pois as areias provenientes das praias retornam ao mar mais a sul, no chamado corredor eólico dunar Cresmina-Oitavos.
Estudos revelam que a Duna da Cresmina avança cerca de 10 metros por ano, na direção norte-sul. Na prática, significa dizer que o cenário da Cresmina muda várias vezes ao longo do ano.
A Duna da Cresmina tem 66 hectares de extensão e está aberta à visitação pública através das passadeiras construídas ao longo de 2km, proporcionando uma agradável caminhada.
No passeio os visitantes da Duna da Cresmina podem conhecer a diversidade existente, caracterizada por um delicado equilíbrio ecológico, ao qual estão associadas a fauna e flora características deste sistema dunar.
Plantas típicas como o cardo-marítimo, sabina-das-praias, estorno, feno-das-areias e raiz-divina, convivem em harmonia com insetos, répteis e aves, formando um ecossistema singular e cuja sobrevivência depende do equilíbrio das dunas.
Todo o percurso possui painéis informativos, onde os visitantes identificam as várias espécies animais e vegetais. E observando os detalhes da Duna da Cresmina nos impressionamos ainda mais com a sua grandiosidade contrastando com a delicadeza dos pequenos elementos da natureza.
Encerramos aqui nosso passeio pela Duna da Cresmina! Um local que nos traz momentos de paz e contemplação em meio ao belo cenário proporcionado pela natureza.
Clique abaixo e confira o vídeo com os lindos cenários de nosso passeio pela Duna da Cresmina!