Moda 18 novembro, 2019

Editorial de Verão BeSisluxe – Entrevista com a marca Maria Martinez

Editorial de verão besisluxe – entrevista com a marca maria martinez

Qual é a historia da marca Maria Martinez? A personalidade da criadora da marca influenciou diretamente o conceito? 

A marca Maria Martinez surgiu da vontade de criar uma marca que respeite as tendências de moda, seja inovadora, de qualidade, cujas peças apresentem um “fitting” perfeito, possa ser utilizada por mulheres de idade mais madura, que  queiram continuar a usar modelos mais irreverentes e da vontade de acompanhar o que se tem passado no mundo da moda e na sociedade em geral, onde o uso de havaianas na cidade se normalizou e  usar jeans em festas e cocktails é” trendy” e “cool”. Criamos assim as nossas peças para serem versáteis, usadas para além da praia e em mais do que uma ocasião. Sim,  a personalidade da criadora foi decisiva na criação deste conceito.

Maria Martinez é uma marca atenta às constantes mudanças no comportamento do consumidor. Para vocês, as tendências são releituras da evolução do comportamento ao longo das gerações? 

Sim e não. Sim, porque de facto existem fenómenos tendenciais na moda que se repetem e anos que se revisitam, neste momento por exemplo voltámos as cinturas subidas, as calças boca de sino, aos folhos, as mangas em balão, peças que usei vezes sem conta nos anos 80. Não, porque com esta repetição surgem sempre elementos novos e  interpretações geracionais diferentes. A nível de elementos novos, é importante mencionar os materiais que têm evoluído imenso a nível de técnica, qualidade e diretamente ligados a questão da sustentabilidade que está tão em voga.

A marca é jovem e concorre em um nicho bastante disputado. Qual é o diferencial da Maria Martinez? O que a faz especial? 

É sem dúvida um nicho de mercado atualmente muito disputado, mas é a primeira marca de swimwear de luxo portuguesa. E isto verifica-se a nível da qualidade dos materiais entregues, no design das peças que é único e ímpar, não existe nenhuma marca portuguesa com o design diferenciador das nossas peças e nos locais onde a marca é comercializada.

Qual foi a inspiração da atual coleção?

A atual colecção intitula-se assimetrias. As assimetrias são assim a  tendência de moda em 2019 e assim continuará, pelo menos nos próximos 2 anos. A assimetria de “look” e formas – saias com bicos de uma lado, t-shirts só com uma manga, blazers com lados com alturas diferentes. Esta é assim a proposta da marca para este ano, transportar a ideia de assimetria para “swimwear”, que se verifica na variedade e mistura de cores utilizadas em cada peça, em cada lado, à frente e atrás, nas formas que as peças apresentam, chegamos mesmo a ter um modelo que se intitula “Assymetric”. A novidade anual que faz parte da proposta da marca são as tachas aplicadas em algumas peças da colecção.

Editorial de verão besisluxe – entrevista com a marca maria martinez

Adoramos a versatilidade das peças Maria Martinez e a possibilidade de trazermos o Swimwear para o guarda roupa diário. Podemos dizer que a versatilidade é uma filosofia da marca?

Sem dúvida. A versatilidade no uso das peças para além da praia e em mais do que uma ocasião. Queremos acompanhar o que se tem passado no mundo da moda e na sociedade em geral, onde o uso de havaianas na cidade se normalizou e usar jeans em festas e cocktails é” trendy” e “cool”. Já experimentou ir para um cocktail com uma das nossas peças, combinada com um bonito par de jeans, uma saia ou umas calças e um casaco?

Versatilidade e possibilidade de uso ao longo do ano, pressupõem qualidade diferenciada. Podemos dizer que a Maria Martinez tem cuidado especial na fabricação de suas peças?

A Marca Maria Martinez tem mesmo um cuidado especial na fabricação das suas peças. Esse cuidado é prévio e começa no desenvolvimento da colecção, onde a novidade, a qualidade e inovação no design são a nossa preocupação. Depois passamos para a produção onde a escolha da fábrica que nos garanta a qualidade final do nosso produto é fundamental. Atualmente produzimos em Itália e temos tido uma experiência maravilhosa. 

Qual a relação da marca com a sustentabilidade?

A sustentabilidade é um tema complexo relacionado com o desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas. Da nossa parte e diretamente relacionado com este tema, a fábrica onde atualmente produzimos é sem dúvida nenhuma socialmente justa, sendo que esta é uma preocupação e objetivo da marca. Produzimos na Europa, atualmente em Itália numa fábrica que respeita os seus funcionários, contratando-os e atribuindo-lhes todas as regalias inerentes. A nível de materiais empregues, estamos a começar a apostar nas lycras recicláveis, fenómeno muito recente em termos de materiais de praia, que estamos esperançosos que se venha a desenvolver ainda mais. Em termos de diversidade cultural, essa estratégia reflete-se a nível dos nossos consumidores e das pessoas com quem trabalhamos. Vejam o lookbook da marca de 2019.

A marca tem pretensão de concorrer diretamente no mercado brasileiro?

Claro que sim. A marca Maria Martinez tem pretensão de concorrer em todos os mercados onde o culto da praia exista e atualmente com a globalização, os fenómenos sociais atravessam países e continentes. A simplicidade e versatilidade de um guarda-roupa, proposta da marca,  são assim tendências universais.

Onde podemos encontrar os produtos Marca Maria Martinez?

Os produtos da marca vendem-se on line, através do nosso site – www.mariamartinez.pt, através da Dott Portugal – www.dott.pt e através da plataforma Trend Affair – www.trendaffair.pt. Lojas físicas, vendemos através da Loja das Meias em Lisboa e em Cascais, da Loja Briffa na comporta, no Algarve através do Vilamonte Farm House e nos Açores, nas Furnas Boutique Hotel.

Confira o Editorial de Verão BeSisluxe completo clicando aqui.

Item adicionado ao carrinho.
0 item - R$ 0,00