Cultura 17 janeiro, 2019

Exposição de Banksy chega pela primeira vez em Portugal

Até o dia 31 de março, Portugal recebe pela primeira vez as obras do misterioso artista britânico Banksy sob as lentes do fotógrafo Barry Cawston. Intitulada “Banksy, Dismaland and Others”, a exposição – que acontece na Alfândega do Porto – promete levar o público a uma viagem por mais de 25 anos de trabalho do artista.

Impressas em paredes e muros de todo o mundo, Banksy usa sua arte para questionar os valores da sociedade, abordando temas como a guerra, a pobreza infantil e o meio ambiente.

A mostra reúne 44 fotografias de grande dimensão sobre o projeto Dismaland, um parque temático idealizado por Bansky em 2015. Segundo o próprio, a Dismaland – um trocadilho com a palavra inglesa dismal (“sombrio” ou “desanimador”, em português) e o nome Disneyland – foi “uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes” que contava também com pequenos shows e uma decoração melancólica e deprimida. Banksy confeccionou dez obras especialmente para o parque, que também contou com a participação de 58 artistas do mundo inteiro, incluindo a portuguesa Wasted Rita.

Além do projeto Dismaland, também podem ser encontradas outras obras identificativas do artista, como o ‘Walled Off Hotel’ e ‘Flower Thrower’, e documentários ‘Banksy does New York’ e ‘Saving Banksy’ sobre a vida de Banksy, cuja verdadeira identidade permanece desconhecida.

Aproveitando o gancho, trabalhos de jovens artistas portugueses também serão expostos como uma forma de lançar novos nomes do universo da arte urbana.

Banksy, Dismaland and Others, de 19 de Janeiro a 31 de Março na Alfândega do Porto.