Cultura 15 novembro, 2020

Museu da Cerveja, a celebração da cultura cervejeira de Portugal e dos países lusófonos

Há 6 mil anos, vários povos geograficamente localizados à volta da Mesopotâmia, começaram a produzir cerveja. Portugal é um herdeiro desta tradição, que chegou ao país na época da ocupação romana.

Para celebrar esta tradição, foi criado em 2012 o primeiro Museu da Cerveja em Portugal.

Localizado na Praça do Comércio de Lisboa, o espaço foi concebido para divulgar o patrimônio da cerveja portuguesa e dos países lusófonos, através de um acervo histórico que nos permite conhecer as raízes da cultura cervejeira nas suas mais variadas vertentes.

Assim que entramos no Museu, nos deparamos com um imenso painel contendo 250 exemplares de cervejas de todo o mundo, sugerindo um brinde universal.

Exposição – Núcleo Museológico

No primeiro piso, o Núcleo Museológico conta a história da cerveja desde a sua origem, passando por sua evolução e consumo, até o início da produção industrial no século XIX.

Encontramos ainda uma exposição dos produtores portugueses, como a Cerveja da Madeira; Melo Abreu dos Açores, Central de Cervejas, Super Bock; Font Salem e Sumol Compal são algumas das marcas expostas.

Neste local há uma exposição dedicada aos produtores portugueses, e estão representadas as cervejas dos países lusófonos, simbolizando uma irmandade de sabores do Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde; Guiné Bissau e São Tomé.

Adega Monástica

A cerveja surgiu em Portugal pelas mãos dos monges, que a usavam a bebida para se manterem aquecidos e alimentados durante as horas de jejum.

No Museu da Cerveja, encontramos a reconstituição de uma Adega Monástica europeia do século XVI, que nos faz voltar no tempo.

O ambiente recria o processo de produção de cerveja, quando o tempo era feito de silêncios, de lentidão e de um duro labor artesanal. Um tempo em que a cerveja era feita pelas mãos vigorosas de frades e monges.

Obras de arte

A cerveja sempre teve um importante papel na história, e ao longo dos tempos foi representada na arte.

Júlio Pomar, o conceituado artista português, pintou um Mural de Azulejos para ocupar uma das paredes do Museu da Cerveja.

Esta obra de arte pública pode ser contemplada pela comunidade e por todos que visitam o museu.

No museu é possível ainda adquirir um copo especial assinado pelo artista.

Cervejaria e restaurante

A visita ao Museu da Cerveja não fica completa sem uma passagem pela cervejaria e restaurante!

As cervejas típicas dos Países de Língua Oficial Portuguesa são os grandes destaques da extensa carta disponível para degustação.

Localizado no piso térreo, o restaurante é um espaço sofisticado, com decoração diferenciada que impressiona pela releitura moderna, tornando o ambiente interessante e agradável.

Entre o mobiliário original restaurado, o espaço exibe quadros, esculturas e livros antigos, cuidadosamente expostos junto à chamada ”Sala dos Bispos”.

O restaurante do Museu da Cerveja associa o ambiente bem decorado à combinação dos sabores da cerveja e da gastronomia, entregando uma experiência única aos seus visitantes!

O menu do restaurante propõe a descoberta dos sabores de Portugal, oferecendo pratos e petiscos típicos à base de peixes, mariscos, bacalhau, entre outras delícias.

E terminamos por aqui a nossa visita ao Museu da Cerveja, um local onde podemos reviver a história, resgatar tradições e celebrar um patrimônio que o tempo não apaga, brindando à irmandade lusófona e ao mundo.

Clique no botão abaixo e assista ao vídeo de nossa visita a este interessante museu gastronômico de Lisboa!

EndereçoTerreiro do Paço
Ala Nascente nº 62 a 65
1100-148
Lisboa
Contato(+351) 210 987 656
[email protected]
http://www.museudacerveja.pt/
HorárioTodos os dias das 12h às 00h