Cultura 10 junho, 2019

Museu Gulbenkian exalta artistas femininas em nova exposição

Com a proposta de celebrar uma nova perspectiva de arte moderna na qual o papel da mulher é cada vez mais presente e importante, o Museu Gulbenkian lança sua nova exposição permanente. Localizado em Lisboa, museu abre uma mostra onde encontramos temáticas como auto representação, representação da mulher e das crianças ou o corpo.

 

Intitulada “As mulheres na Coleção Moderna. De Sonia Delaunay a ngela Ferreira 1916-2018”, a exposição nos leva a um percurso com mais de 100 obras apresentadas em diversos tipos de arte como pinturas, desenhos, ilustrações, têxteis, fotografias, vídeos, esculturas e instalações organizadas de forma cronológica, mostrando a evolução do papel feminino no mundo da arte assim como a mudança na visão de mundo durante 102 anos de história.

 

 

Todas as obras da exposição são assinadas por mulheres, portanto, no decorrer do percurso são encontrados grandes nomes como ngela Ferreira, Grada Kilomba, Mily Possoz, Ofélia Marques, Paula Rego, Clara Menéres, Ana Hatherly e Maria Antonia, que recebeu uma sala inteira para seus desenhos e pinturas.

 

 

Com a curadoria de Patrícia Rosas, o espaço conta também com uma celebração dos 50 anos do voto feminino, que são divididos em 4 momentos históricos: Primeira República, Estado Novo, o Pós-1974 e Pós-2000, com representação de grandes artistas de cada época.