Cultura 16 maio, 2019

Museu Militar de Lisboa: por dentro da história de Portugal

O Museu Militar de Lisboa é um dos mais antigos patrimônios de Portugal. Na entrada principal, os visitantes já se surpreendem com um magnífico Pórtico esculpido em pedra. A figura feminina simboliza “A pátria”.

 

 

O pátio, flanqueado por canhões, conta a história de Portugal em 26 painéis de azulejos, desde a Reconquista cristã à Primeira Guerra Mundial.

 

 

No acervo do Museu Militar, encontramos importantes peças de artilharia em bronze. A coleção é considerada uma das mais completas do mundo. Na seção de artilharia portuguesa, há uma outra curiosidade: o carro usado para transportar as colunas do Arco da Rua Augusta, em Lisboa!

 

 

A primeira destruição do edifício iniciou nas caves, após a explosão causada pelo cobre líquido em contato com a pólvora. A sala “Vasco da Gama” mistura canhões antigos e murais modernos, trazendo um pouco da história do descobrimento do caminho marítimo para a Índia.

 

O grande terremoto de 1755 provocou a 2ª destruição do museu e ele já precisou ser reconstruído duas vezes. Um verdadeiro monumento!

 

 

No primeiro andar do Museu militar, existem 3 salas dedicadas à Primeira Guerra Mundial. É também ali que se encontra a seção em homenagem a todos os soldados desconhecidos. O espólio do museu contém mais de 26 mil peças entre materiais bélicos, pinturas e miniaturas.

 

 

Venha conhecer o Museu Militar de Lisboa!

 

Assista também ao vídeo que fizemos por lá e inscreva-se no canal: