Cultura 30 abril, 2019

Museu Nacional do Traje: uma aula de história da moda em Portugal

Entre tantas programações e destinos imperdíveis em Lisboa, uma delas é uma visita ao Museu do Traje, recanto do melhor da história da moda do país.

 

 

O Museu do Traje está hoje localizado em um edifício setecentista no parque botânico Monteiro-Mor. Este local foi reconstruído após o terremoto de 1755, e ganhou o nome de Palácio Angeja-Palmela. O nome é devido às famílias que o ocuparam. A partir de 1977 tornou-se o conhecido Museu do Traje.

 

 

Também datado do século 18, o parque botânico é um lindíssimo espaço a céu aberto, com arquitetura tradicional. Nele ainda existe o primeiro Pinheiro-de-Norfolk conhecido em Portugal.

 

Descobrir o Museu do Traje é essencial para os grandes fãs de moda e história. O acervo reúne uma coleção de peças e acessórios que datam desde o século 18 até a atualidade.

 

 

São vários os núcleos expostos no espaço, demonstrados de forma rotativa, para que o Museu esteja sempre com novos ares. A visita começa pelos salões, que estão divididos em ordem cronológica. O primeiro deles é o conjunto de trajes de estilo Barroco. Estas peças refletem o grande luxo e ostentação do século 18.

 

 

Os trajes do estilo Império surgiram após a Revolução Francesa. Eles são mais soltos ao corpo e fogem da moda suntuosa do Antigo Regime. O espartilho foi abandonado e foram adotados tecidos mais leves como o algodão.

 

Encontramos também uma série de curiosos acessórios usados pelas mulheres do final do século dezenove. Todos eles foram criados para elas ostentarem uma silhueta mais elegante!

 

 

O efêmero século 20 teve diversas tendências entre suas décadas. A simplicidade e conforto ditava a moda na época das grandes guerras. E, chegando aos tempos atuais, vemos de perto a silhueta do New Look criada por Christian Dior no final dos anos 40. Destaque para os vestidos mini dos anos 60 e os sapatos Chanel vintage dos anos 80!

 

 

Para os amantes de moda, ainda há algo especial: aqui, podemos apreciar as técnicas adotadas ao longo do tempo, para o uso e a fabricação dos trajes. E mais: o museu dispõe ainda de uma biblioteca especializada em história do traje.

 

 

 

Com uma atmosfera encantadora, o Museu do Traje é uma verdadeira pérola, e uma máquina do tempo para os mais sonhadores!

 

Assista ao vídeo de nosso passeio completo ao Museu Nacional do Traje: