Moda 17 janeiro, 2019

“No Fur”: 5 marcas que pararam de usar peles de animais

Com a crescente onda de conscientização quanto aos maus tratos animais, as grifes têm seguido os passos de designers como Stella McCartney, Vivienne Westwood e Calvin Klein e levantado a bandeira do “no fur” (sem pele animal, substituindo-as por versões sintéticas e tecnológicas). A cada novo designer que adere ao movimento é uma grande vitória para o mundo da moda, por isso, conheça uma lista com grifes que recentemente pararam de usar pele animal em suas coleções:

@stellamccartney

1- Chanel

A tradicional grife francesa foi uma das últimas a aderir ao movimento, tendo anunciado em dezembro de 2018 que irá abolir o uso de pele de animais exóticos, mas que ainda deve levar um tempo para que as peças já confeccionadas deixem de ser distribuídas. A decisão foi tomada pelo presidente da empresa, Bruno Pavlovsky, segundo ele “é cada vez mais difícil encontrar peles exóticas que correspondam às nossas exigências éticas”.

2- Gucci

Em outubro de 2017 foi anunciado pelo CEO da marca, Marco Bizzarri, que a grife iria deixar de utilizar pele em suas coleções, removendo inclusive as peças que estavam à venda. Segundo ele, a decisão foi tomada em conversa com Alessandro Michele, diretor criativo da marca, dando início ao projeto “Culture of Purpose” (cultura do propósito), que conta também com a doação de 1 milhão de euros para o Girls’ Empowerment Initiative (Iniciativa de empoderamento feminino), da Unicef.

@gucci

3- Maison Margiela

Em abril de 2018 o diretor criativo da marca, John Galliano, anunciou que não usaria mais pele em suas coleções. Segundo o estilista britânico, a tomada de decisão aconteceu após uma reunião com o vice-presidente do People for the Ethical Treatment of Animals (PETA – em português: Pessoas pelo tratamento ético dos animais), entretanto o processo aconteceria de forma gradativa.

4 – Versace

“Pele animal? Estou fora disso. Eu não quero matar animais para produzir moda. Isso não é certo” anunciou Donatella Versace, em março de 2018, ao noticiar que as próximas coleções da marca não usariam o material.

@armani

5- Armani

Após sofrer diversas críticas quanto ao assunto, muitas provenientes do PETA, o grupo Armani anunciou em abril de 2016 o fim do uso de pele em todas as suas marcas. A primeira coleção a ser confeccionada sem o material foi a de Inverno 2017.

Item adicionado ao carrinho.
0 item - R$ 0,00