Seu carrinho está vazio no momento!
Iniciando nosso passeio pelo Bairro dos Museus no centro histórico de Cascais, vamos mostrar um dos mais belos jardins da Vila: o Parque Marechal Carmona!
História do Parque
Criado na década de 40, mas utilizado como quinta de recreio e lazer desde a primeira metade do século XVI, este grande espaço verde integra os jardins do Palácio Condes de Castro Guimarães e a propriedade do Visconde da Gandarinha.
Este espaço verde, depois de passar por vários donos, foi adquirido, em 1834, por Visconde da Gandarinha, que construiu aqui um parque romântico.
O jardim do Palácio Condes de Castro Guimarães também era essencialmente romântico e, em 1944, os dois espaços foram unidos e abertos ao público.
Após a revolução de 1974, passou a designar-se Parque da Gandarinha, apesar de ainda hoje ser conhecido como Parque Marechal Carmona.
Estrutura do Parque
Perfeito para caminhadas e longos passeios, o Parque Marechal Carmona apresenta belos percursos compostos por extensos relvados com canteiros de herbáceas, arbustos e uma mata repleta de árvores.
Além de seus jardins, há também um riacho, vários lagos e ornamentações românticas que compõem áreas de lazer e lindas paisagens.
O parque abriga ainda uma Biblioteca Municipal Infantil e Juvenil. Junto a um dos lagos, há uma cafeteria com mesas ao ar livre, perfeita para proporcionar momentos de descanso e contemplação.
Biblioteca Infanto Juvenil Cafeteria
O espaço tem também um parque infantil, que está dividido em três áreas, adaptadas às faixas etárias das crianças.
O Parque Marechal Carmona é excelente para apreciar as belas paisagens e tem um magnífico espaço onde se pode desfrutar natureza, com animais de várias espécies. Em seus lagos há tartarugas, patos, pavões e outras aves que tornam o parque ainda mais belo e agradável, além de serem uma grande atração para as crianças.
No interior do Parque Marechal Carmona existe um grande painel de azulejos de corda seca, com a data de MCMXXV (1925). No topo sobressai a frase em latim “Deus nobis haec otia fecit” que significa “Foi Deus quem nos proporcionou tais deleites”.
Acredita-se que o painel seja da autoria de Bartolomeu Antunes e que tenha sido removido de algum convento franciscano, e agora compõe um dos maravilhosos cenários do parque.
Todos os sábados o Parque recebe ainda o Mercado Biológico de Cascais, com venda de produtos cultivados nas quintas da região.
Se pretende aproveitar um dia tranquilo em família, o Parque Marechal Carmona em Cascais é ótima escolha. Não deixe de conhecer este agradável parque, um dos símbolos da vila de Cascais.
Veja mais detalhes e belíssimas imagens em nosso vídeo!