Moda 4 dezembro, 2018

Por dentro da boutique de 5 andares da Chanel em Paris

Localizada na emblemática rua Cambon, em Paris, a nova boutique Chanel é um reduto para quem aprecia o luxo e a história da moda, tão bem contada por Gabrielle Chanel, que adquiriu o edifício histórico do século XVIII, em 1918. De lá pra muita coisa mudou, mas o perfume tipicamente francês continua a ditar as referências clássicas que fazem parte do universo da estilista – uma das pessoas mais importantes do cenário.

O empreendimento de 1500 m² é distribuído em cinco andares e reúne todo o universo da maison – coleções de vestuário, acessórios, relógios e joalharia, perfumes e maquiagem. Recém-inaugurada, a loja leva a assinatura do arquiteto americano Peter Marino – colaborador oficial da marca – que desde 2016 se dedica ao projeto.

O gosto da criadora por uma estética moderna é traduzidos nos interiores da loja, que possuem um brilho único graças à escolha dos materiais, mas também às enormes paredes de vidro, que revelam um pátio exterior repleto de camélias – a flor preferida de Coco. Os provadores são envernizados e os candelabros são em cristal e ouro da Goossens, marca de joias de alta-costura que Coco amava, e que atualmente pertence à Chanel.

Construída em calcário cor-de-mel o interior da loja é decorado com tapetes metálicos, piso em madeira clara à la Versailles, provadores envernizados e cortinas bordadas por Lesage, promovendo uma experiência multissensorial para suas clientes. A loja está, ainda, localizada à 50 metros da sede histórica da marca em Paris, onde também fica o estúdio do diretor artístico da Chanel, Karl Lagerfeld.

“Quando minhas clientes vêm me ver, elas gostam de cruzar o limiar de um lugar mágico, e sentem uma satisfação… que as encanta: elas se tornam personagens privilegiados que fazem parte da nossa lenda… A lenda é a consagração da glória”, dizia Mademoiselle Chanel em 1935, resumindo a atmosfera da maison como ela ainda é hoje – 47 anos após a sua morte.