Your cart is currently empty!
Público tem até o dia 10 de novembro para conferir, de graça, o trabalho do artista plástico que foi um dos primeiros grafiteiros a expor em grandes galerias
O legado de Keith Haring vive, resiste e transcende o tempo. Dessa vez, as icônicas obras do artista desembarcam em Portugal, no CascaiShopping, com entrada gratuita.
Intitulada de “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda”, a exposição exibe a carreira do artista por meio de 17 obras originais, trazendo como porta-voz e embaixador o famoso designer português, Dino Alves.
Haring (1958-1990) fez parte do movimento Pop Art na década de 80 ao lado de Andy Warhol e Jean-Michel Basquiat, usando espaços públicos para retratar mensagens políticas e sociais (lutando pelos direitos LGBTQ e dos soropositivos) com suas obras nas ruas de Nova Iorque e mundo afora.
A inauguração foi marcada por um live body painting (pintura corporal ao vivo) com a modelo Sharam Diniz, uma das angels da Victoria’s Secret, reproduzindo uma das colaborações de Keith mais icônicas de sua carreira: o encontro entre o artista com Grace Jones.
Além disso, o artista português AkaCorleone (Pedro Campiche) foi convidado para uma intervenção artística, transformando vagões de trem que irão andar na linha de Cascais em uma grande galeria de arte. Pintando desenhos inspirados por Keith Haring, AkaCorleone quis transportar o espectador à Nova Iorque dos anos 80 sob o olhar inigualável do artista.
A simplicidade das linhas, as cores vibrantes contornadas em preto e as figuras animadas que expressam energia de Keith também atingiram a moda. Um exemplo disso é a label francesa Lacoste, que lançou uma coleção inteira com os elementos do artista.
Sendo a moda uma das temáticas da exposição, é possível conferir algumas criações de estilistas inspiradas no seu trabalho, assim como a réplica do icônico casaco usado por Madonna na festa de seu aniversário em 1984, no Paradise Garage (famosa boate de Nova Iorque), onde cantou “Dress you up” em homenagem ao artista.
“Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda” fica em cartaz até o dia 10 de novembro no CascaiShopping.