Seu carrinho está vazio no momento!
O Japão abriga mais de 32.000 lojas de ramen, muitas delas lotadas, com filas saindo pela porta. O que se tornou o prato nacional não oficial do país – definido como uma sopa de macarrão de trigo – se originou séculos atrás na China, com o apelido de “ramen” servindo como adaptação japonesa de “lamian”, macarrão de trigo chinês. Embora quatro estilos principais de ramen tenham surgido (conforme listado abaixo), é importante entender que o ramen é extremamente regional no Japão e existem muitos outros estilos. Por isso, apesar de existir um mundo infinito de ramens, reunimos um guia generalizado para os estilos mais comuns.
Os tipos de Ramen mais populares do Japão
O ramen é tipicamente classificado pelo sabor do caldo, com três categorias especialmente comuns: shoyu (molho de soja), shio (sal) e missô. Um quarto, tonkotsu, faz referência ao ingrediente base do caldo, não ao sabor. No entanto, como o ramen evoluiu nos últimos 30 anos, os chefs de ramen contemporâneos se desviaram dessas categorias para criar sopas repletas de tudo, de amêijoas a algas azuis.
Shoyu é a palavra japonesa para molho de soja, e este ramen de estilo mais leve – que pode parecer marrom claro ou mais escuro e turvo – é aromatizado exatamente com isso. É o tipo de ramen mais comumente encontrado e foi inventado em 1910 em uma loja de ramen chamada Rairaiken no bairro de Asakusa, em Tóquio.
Shio (ou sal) é freqüentemente feito de caldo de galinha, mas também pode exigir carne de porco ou frutos do mar. Esse ramen de corpo mais leve e sabor mais leve, que também tem menos gordura e óleo, geralmente tem uma aparência clara e é o mais salgado do grupo.
O ramen de miso é aromatizado com a pasta de soja fermentada com o mesmo nome, que pode ser feita a partir de soja, arroz ou missô, e de cor branca ou vermelha. Esse estilo rico em umami é mais espesso e complexo.
Tonkotsu é um ramen viscoso, cremoso e complexo, feito de ossos de porco cozidos em fogo brando. Os ossos quebram e liberam colágeno durante o cozimento, o que significa que o tonkotsu pode ser tão espesso que reveste as costas de uma colher. O tonkotsu shokunin geralmente fortalece seu caldo com carne de porco e / ou gordura de galinha.