Cultura 3 dezembro, 2018

Tudo sobre “Celebration”, novo documentário de Yves Saint Laurent

Os fãs do universo da moda achavam que sabiam tudo sobre a vida e obra do célebre estilista Yves Saint Laurent (1936-2008), até que um documentário inédito acaba de chegar aos cinemas.

O filme em questão é Celebration, produção de Olivier Meyrou que está em cartaz em Paris, que tinha sido proibido de ser exibido ao público por Pierre Bergé, sócio-fundador da marca, companheiro e detentor dos direitos de imagem de YSL.

Nele, vemos o monsieur Saint Laurent como uma figura longe do glamour da moda, um pouco mais comovente, melancólico e por vezes com atitudes obsessivas até a sua aposentadoria em 2002, aos 65 anos. Entre 1998 e 2001, o cineasta Olivier Meyrou teve autorização do próprio Bergé e conseguiu amplo acesso ao trabalho e rotina do designer francês. De acordo com Nicolas Brigaud-Robert, diretor da Playtime (empresa de distribuição do filme) foi quando um desentendimento entre o empresário e o produtor impediu a sua liberação. Ele só foi visto pelo público apenas uma vez, em 2007, durante o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Segundo a Playtime, o monsieur Bergé não gostou na maneira como o documentário o retratou e não queria mostrar certos aspectos do seu relacionamento com Saint Laurent. De fato, sua arrogância e autoritarismo ganha muita ênfase, assim como a dependência e relação de pai e filho que os dois tinham.

 

Agora, como ambos já faleceram, Celebration pôde ser liberado na íntegra, e não mais suave que o original.