Seu carrinho está vazio no momento!
Para um homem que já afirmou “odiar a moda”, o designer Ralph Lauren tem uma carreira extraordinariamente longa e bem-sucedida. A empresa que ele fundou em 1967 agora é uma das marcas mais identificáveis do mundo. E o trabalho necessário para chegar lá agora é objeto de um novo documentário da HBO, “Very Ralph”. Dirigido por Susan Lacy, o filme apresenta entrevistas com um Ralph Lauren reflexivo que, aos 80 anos, ainda está muito envolvido no negócio multibilionário que leva seu nome.
Refletindo sobre o filme, Lauren disse à CNN em um e-mail: “O que eu faço é viver, e o documentário da HBO capturou isso através de diferentes lentes de memória e observação – a minha, a da minha família, aqueles que ajudaram a moldá-lo e aqueles que o observaram por muitas décadas. Certamente será uma parte importante de contar a história de quem eu sou e o que fiz “.
Depois de mergulhar no mundo de alguns dos maiores artistas da América, Lacy contou a CNN que estava interessada em se aprofundar na moda. “Percebi que nunca havia feito um doc sobre uma pessoa fashion”. E quem tem melhor perfil do que Lauren, cujo nome é sinônimo de indústria e cuja história ainda não havia sido contada em filme? “Ele é o designer americano mais icônico”, concluiu a diretora.
Nascido em 1939, filho de imigrantes judeus da Bielorrússia, Ralph Rueben Lifshitz mudou seu nome para “Lauren” quando adolescente para evitar a atenção indesejada que vinha de ter um nome incomum. Lauren diz que seus talentos criativos existem graças a seu pai, que era um artista. No entanto, ele reconhece que não tem habilidade para arte. Já no quesito Design, é uma conversa diferente.
Após um curto período no exército, Lauren trabalhou como vendedor de gravatas na Brooks Brothers. Ele logo começou a fazer suas próprias gravatas, costuradas à mão e rotuladas com a ajuda de sua família.
Das gravatas, ele construiu um império, primeiro com alfaiataria masculina e depois feminina. E depois disso, ainda se tornou o primeiro estilista a criar uma coleção para casas. Ralph Lauren transformou sua marca em estilo de vida, transcendeu as roupas e prometeu dar aos consumidores uma fatia do grande sonho americano.
Ao longo do caminho, Lauren expandiu os limites da industria da moda, desafiando convenções e estabelecendo novos padrões. O documentário já estreou na HBO Portugal. Assista o trailer abaixo.