Your cart is currently empty!
O percurso de Cascais até o Guincho possui diversos pontos turísticos e monumentos que se mesclam à beleza natural da região.
Neste episódio da série BeSisluxe Em Portugal, visitamos a Casa da Guia, o Forte São Jorge de Oitavos e a Duna Cresmina que fica em frente à linda Praia do Guincho.
Um passeio encantador pela costa portuguesa!
Confira abaixo o artigo sobre este passeio e não deixe de visitar nossos artigos anteriores, com outros roteiros imperdíveis em Cascais!
Veja aqui o artigo sobre o Roteiro Cultural pelo Bairro dos Museus em Cascais
E aqui o artigo com um Passeio em Cascais pela Boca do Inferno, Farol de Santa Marta, Casa de Santa Maria e Marina de Cascais
Uma curiosidade interessante sobre o turismo em Cascais, é a existência de uma pista de ciclismo, que liga a Praia do Guincho até o Centro Histórico. Os quiosques da Câmara de Cascais fornecem bicicletas para os amantes da natureza e do ciclismo passearem pela região.
Basta pegar a bicicleta e devolver em quaisquer dos outros quiosques disponíveis ao longo da Vila de Cascais.
Agora vamos conhecer a Casa da Guia!
Casa da Guia
Esta era a antiga Quinta dos Condes de Alcáçova, que foi totalmente renovada para abrigar esse espaço incrível que hoje é uma referência em Cascais.
O palacete do século XIX, foi mantido, e em seu interior há várias exposições, escritórios e referências gastronômicas.
Na parte exterior, encontramos vários quiosques, com restaurantes deliciosos, sem falar nessa vista maravilhosa da orla de Cascais, que ocupa uma extensão de 30km.
O palacete dos finais do século XIX, apesar de ter sido todo renovado, mantém as suas linhas, os seus traços originais, com esses painéis lindos de padrão Amarelo e Azul Cobalto.
Aqui na Casa da Guia é possível ter uma experiência gastronômica diferenciada. São vários restaurantes de especialidades diferentes com uma vista de tirar o fôlego.
A Casa da Guia é um dos miradouros mais bonitos de Cascais!
O passeio pela Casa da Guia é uma delícia! Durante o percurso passamos por vários quiosques de lojas, de experiências gastronômicas fantásticas, comidas deliciosas e sempre com essa vista magnífica da Costa de Cascais.
Forte de São Jorge de Oitavos
Ao sair da Casa da Guia, continuamos a seguir pela estrada do Guincho e chegamos ao Forte de São Jorge de Oitavos.
Esse forte foi construído com funções militares para defesa da Costa. Ele foi construído a mando do Rei D. João IV no século XVII, como está escrito no Pórtico.
Vamos entrar para eu te mostrar a vista maravilhosa e fica aqui a dica, para conferir o pôr do sol do Forte de São Jorge de Oitavos. Quem estiver na região de Cascais, não perca! Dê uma passadinha aos finais de tarde para poder apreciar essa maravilha do pôr do sol.
Entrando no Forte é fácil nós percebermos sobre a preservação do lugar. É possível, por exemplo, nós subirmos ao topo da muralha através das escadas de acesso e caminharmos um pouquinho em sua estrutura.
Esse forte foi construído sobre uma falésia, por isso é privilegiada pela vista maravilhosa da orla de Cascais.
A linha de Cascais foi primordial na defesa da Costa pela proximidade de Lisboa, que sempre foi a porta de entrada de Portugal. São Julião da Barra, Cidadela de Cascais e aqui, São Jorge de Oitavos, são bons exemplos dessa defesa Militar da Costa. Neste espaço, ainda é possível ver os canhões e a artilharia originalmente posicionadas.
Continuando o nosso percurso, na parte interna do Forte há um museu. Esse museu mantém uma coleção de objetos e nos relata os fatos marcantes na defesa da Costa ao longo dos tempos.
Essa sala nos apresenta a linha cronológica da defesa da Barra do Tejo. Aqui por exemplo, no terceiro momento, na Restauração do Reino de Portugal, a construção de vários Fortes de defesa militar na linha de Cascais.
O primeiro é o Forte de São Domingos de Rana ou do Junqueiro; o último, o Forte de Nossa Senhora da Roca.
É interessante ainda observar as plantas de construção de cada um dos Fortes.
Seguindo a linha cronológica nós temos um quarto momento, que é a Guerra dos Sete Anos e o quinto momento, o governo miguelista e lutas liberais, mostrando a manutenção no número de Fortes criados, construídos para defesa Militar da Costa.
Na sequência há uma galeria de fotos atuais desses Fortes. Por exemplo Forte do Guincho, Forte de São Jorge de Oitavos, Forte de Nossa Senhora da Guia.
E no painel das memórias do Forte de São Jorge, nós temos uma foto que nos dá uma perspectiva completamente diferente do Forte, porque a fotografia foi tirada do mar.
E outra curiosidade bastante interessante é sobre o nome do Forte de São Jorge Oitavos. E por que o nome “de Oitavos”? Porque ele também era conhecido como um Baluarte de Oito Ovos.
Duna Cresmina
A Duna Cresmina ocupa uma área de 66 hectares abertos â visitação pública.
O percurso é todo feito através dessas passarelas de madeira, em Portugal conhecidas como passadiço.
O acesso é feito dessa forma, pois nós não podemos caminhar sobre a areia das Dunas, para não danificar o delicado equilíbrio ecológico.
As Dunas são estruturas naturais formadas a partir dos fortes ventos da região de Cascais. Elas têm a função de proteger a costa contra elevação do nível do mar.
Há estudos que nos apontam que a Duna da Cresmina se move cerca de 10 metros ao longo do ano. Isso significa dizer que nós estamos diante de um cenário totalmente vivo.
Ao longo do nosso percurso nós vamos nos deparar com vários painéis informativos como esse aqui, que nos explicam sobre a flora e a fauna encontrada aqui na região. E também nos dá um Panorama sobre toda a extensão do passadiço em madeira.
E diante das Dunas Cresmina e da Praia do Guincho encerramos o nosso passeio!
Obrigada por sua companhia e espero por você em nosso próximo destino!