Your cart is currently empty!
O Alentejo é a maior região de Portugal. Ele começa ao sul de Lisboa e se estende do litoral até a fronteira com a Espanha. No entanto, como o país é relativamente pequeno é fácil conhecer vários destinos em um ou dois dias. Confira aqui um roteiro curto para conhecer o Alentejo pelo litoral.
A costa alentejana conta com algumas das praias mais bonitas da Europa. Algumas com uma beleza selvagem e rústica, já outras com toda a estrutura e conforto que se pode desejar.
Tróia
A primeira parada no litoral do Alentejo é Tróia, uma península que fica a uma hora e meia de Lisboa. Contudo para chegar lá, recomenda-se pegar o ferry que parte de Setúbal. Tróia é um refúgio de veraneio moderno, com 18 quilômetros de praias com grandes areais e vários resorts luxuosos. Lá, uma das atividades mais populares é passear de barco para ver de perto dos golfinhos que nadam pela baía.
Comporta
A 17 quilômetros de Tróia está Comporta, a queridinha das celebridades. Com uma praia de areia branquinha e mar azul cristalino, parece saída do Caribe. Já foi escolhida por famosos como Madonna, Harrison Ford e Christian Louboutin, mas ainda é um paraíso pouco conhecido pelas multidões de turistas. Por isso, oferece uma experiência tranquila e agradável.
Sines
O próximo destino é Sines, no centro da costa alentejana, a 57 quilômetros de Comporta. A cidade está rodeada de praias para todos os gostos e pontos para a prática de diversas atividades ao ar livre, seja em terra ou na água. Mas também há praias urbanas como a Vasco da Gama, mais isoladas como a Praia de Morgavel e até uma praia naturista!
Santiago do Cacém
Todo esse percurso, começando de Lisboa, tem 127 quilômetros. Mas se houver tempo, na volta para a metrópole portuguesa ainda é possível parar em Santiago do Cacém, uma cidade charmosa, cercada por muito verde e repleta de construções históricas.
É possível percorrê-los e retornar à capital portuguesa em apenas um dia. Entretanto vale a pena apreciar os destinos com calma e passar uma noite em terras alentejanas.