Cultura 10 abril, 2019

Uma retrospectiva sobre a rainha da minissaia está em exposição em Londres

Mary Quant foi uma das estilistas que colocou a moda londrina no mapa! Além de ter sido uma das designers mais conhecidas do Swinging Sixties, a inglesa ficou famosa como a “rainha da mini saia”. E agora ela tem tudo isso exibido em uma exposição no Victoria & Albert Museum (V&A), em Londres.

“Mary Quant cresceu em um momento em que as mulheres deveriam se vestir como suas mães e saírem do uniforme [escolar] para pérolas e gêmeos, particularmente na Grã-Bretanha”, disse Jenny Lister, co-curadora da exposição, para o The New York Times. Que conta que “ela [Mary Quant] ajudou a acabar com a monotonia britânica do pós-guerra e a criar uma nova atitude corajosa para se vestir.”

O trabalho de Quant marcou a história. Ela foi responsável por gerar uma revolução na moda, ampliando as fronteiras do que seria um “streetwear aceitável”, então nada mais natural do que levar suas obras a um museu. Ao todo são 120 peças expostas, que mostrarão seu meio século de carreira, além de roupas a exposição mostrará também cosméticos, acessórios, esboços, fotografias e pertences da estilista. Para mergulhar de cabeça na sua história.

A exposição mostra o quanto a estilista influenciou a moda atual, assim como o impacto que teve na vida das mulheres, com peças que vão desde as roupas quadriculadas que ela criou para a boutique Bazaar, que abriu em 1955.