Cultura 11 abril, 2019

Uma visita guiada ao Palácio da Ajuda, um magnífico museu em Portugal

Um lugar único não só em Portugal, mas em toda a Europa é o Palácio Nacional da Ajuda.

A última residência oficial da família real portuguesa até ao final da monarquia, em 1910, hoje abriga um magnífico museu. Ele é também o único palácio visitável em Lisboa que conserva, de modo fidedigno, a disposição e decoração das salas ao gosto do século XIX e dos aposentos tipicamente oitocentistas.

O Palácio da Ajuda é também conhecido como Real Paço da Nossa Senhora da Ajuda e está localizado no alto da colina da Ajuda, próximo à região de Belém. Sua vista para o rio Tejo é incrível!

Depois de instaurada a República e exilada a família real, o palácio foi encerrado, tendo aberto ao público como museu em 1968.O espaço visitável inclui dois pisos: o Piso Térreo, onde estão os antigos aposentos da família real, e o Andar Nobre, onde estão os salões de gala. As diversas salas do Palácio Nacional da Ajuda são magníficas!

Todos os cenários foram cuidadosamente reproduzidos à semelhança da época de D. Luís I. Até à data, foram reconstituídas 9 salas do palácio.

Destacam-se no Piso Térreo:

  • a Sala de Jantar, onde se realizavam as refeições íntimas da família.

 

  • a chamada Sala Azul, que funcionava como uma sala de estar. Ricamente decorada, ela era usada como espaço de convivência da família real.

 

  • e os aposentos da Rainha D. Maria Pia, decorados com as mais finas e elegantes porcelanas, retratam a personalidade da monarca e contrastam com os reduzidos espaços do rei D. Luís I, de notável simplicidade e humildade.

No Andar nobre, é impossível ficar indiferente à Sala dos Grandes Jantares, espaço destinado Às recepções de gala. Este luxuoso salão foi palco dos maiores banquetes da Família Real, e de episódios marcantes da vida na Corte, como a festa de casamento do Rei D. Carlos I com D. Amélia de Orleães. Esta magnífica sala, ainda é usada nos banquetes atuais da Presidência da República e se destacam os serviços de porcelana chinesa de exportação do século XVIII.

Na Sala do Trono acontecia a cerimônia de beija-mão ao rei, onde os súditos demonstravam sua lealdade. Tudo majestoso, destaque para as cadeiras do trono, de origem portuguesa. Esta sala também tem grande valor histórico para os brasileiros, porque foi aqui que D. Pedro IV (ou D. Pedro I do Brasil) jurou, em 1834, a Carta Constitucional de 1826, com inspirações na Constituição do Brasil de 1824 e da França de 1814.

O Palácio possui ainda importantes coleções de artes decorativas dos séculos 18 e 19: ourivesaria, tapeçaria, mobiliário, vidro e cerâmica, assim como coleções de pintura, gravura, escultura e fotografia.


O Palácio Nacional da Ajuda é visita obrigatória em Lisboa! Seus ambientes são tão reais, que fica muito fácil viajar no tempo e reviver o cenário da época de D. Luís I.

 

Inclua o Palácio Nacional da Ajuda em seu roteiro, e venha conhecer mais um importante monumento histórico-cultural de Portugal!

 

Veja mais belíssimas imagens do Palácio em nosso vídeo: