Seu carrinho está vazio no momento!
Cascais, localizada na costa portuguesa, é uma cidade rica em história, cultura e arte.
A cidade deu um passo importante na promoção do turismo cultural, com a criação do Bairro dos Museus.
Este bairro, localizado no coração da cidade, é uma área dedicada exclusivamente à arte e à cultura, que oferece uma variedade de opções de museus e galerias de arte para os visitantes.
Neste artigo iremos percorrer um roteiro cultural na linda Vila de Cascais. Se você é um amante da arte e da cultura, continue lendo para descobrir este roteiro no Bairro dos Museus em Cascais.
No artigo anterior, visitamos dois locais que também fazem parte do Bairro dos Museus: o Farol de Santa Marta e a Casa de Santa Maria que foi construída a mando de George O’Neal para presentear a sua filha Maria Teresa.
Museu Condes de Castro Guimarães
Hoje o nosso percurso começará no Museu Condes de Castro Guimarães, que era a casa de Veraneio do próprio George O’Neal.
George O’Neal foi o primeiro proprietário desta residência que é um grande exemplar de arquitetura de Veraneio cascalense.
Em 1910, a residência foi vendida para os Condes de Castro Guimarães, que a doaram em testamento para a Câmara de Cascais, transformando
a antiga residência de Veraneio em um museu.
A decoração do edifício é revivalista de estilo romântico com influências hispano-mouriscas, como os arcos e os azulejos.
No centro do claustro, a fonte é uma referência ao Mosteiro dos Jerônimos.
Sala da Música
Entrando aqui na residência, o primeiro local que eu gostaria de mostrar é a Sala da Música.
A decoração da sala é belíssima, cheia de detalhes, com paredes forradas em seda adamascada vermelha.
No teto, vemos os brasões de armas dos antepassados do Conde.
É possível apreciar também um órgão tubular construído especialmente aqui para sala, onde o conde fazia saraus com suas visitas.
Esse órgão foi construído em 1912.
Sala dos Trevos
Esta ante-sala na realidade é a sala de entrada da residência.
A sala é decorada com as fotos do Conde e da Condessa de Castro Guimarães.
O nome da sala é sala dos Trevos, devido à pintura no teto que faz uma alusão a origem do primeiro proprietário que era irlandês.
Sala Neogótica
A próxima sala é chamada Neogótica, por possuir decoração de inspiração medieval.
Atravessando a sala neogótica, chegamos à sala de jantar.
Sala de Jantar
Um fato curioso é que este espaço era anteriormente um grande Terraço e por isso a fonte ao fundo da sala, toda decorada em azulejos.
A área privada da residência fica no segundo andar e o acesso é feito através de uma escada em caracol, toda esculpida em pedra.
Sala do Chá
O primeiro ambiente que encontramos no segundo andar na área privada da residência é a sala do chá, onde a Condessa recebia os seus convidados em um momento mais íntimo.
Os condes de Castro Guimarães tinham muito bom gosto e ao longo da casa nós vamos encontrar vários objetos maravilhosos, como esse relógio com esses detalhes impressionantes.
Aposentos do Conde
Seguindo o percurso, encontramos os aposentos do Conde e a sala José de Figueiredo.
Sala José de Figueiredo
José de Figueiredo foi um crítico de arte que doou a maioria das obras de arte aqui expostas.
E ao fundo vemos o retrato de Dom Pedro IV, como era conhecido em Portugal, e no Brasil conhecido como Dom Pedro I – Imperador do Brasil, que nasceu e faleceu no quarto Dom Quixote no Palácio de Queluz, na região de Sintra.
Torreão e Sala das Armas
O acesso à parte exterior do Torreão é feito através da sala das Armas.
Parque Marechal Carmona
Agora nós vamos atravessar o Parque Marechal Carmona que é o antigo Jardim da Residência dos Condes para visitarmos a Casa Sommer.
Casa Sommer
A Casa Sommer é a antiga residência do empresário Henrique Sommer.
Construída em estilo neoclássico, é o exemplo mais importante de arquitetura oitocientista da Vila de Cascais
Aqui na Casa-Museu funciona o Arquivo Histórico Municipal e também a Livraria Municipal da Vila de Cascais.
A casa possui três pisos os dois primeiros pisos abrigam Exposições temporárias diversas e no terceiro piso há uma biblioteca e o atendimento do Arquivo Municipal.
Museu do Mar Rei Dom Carlos
O Museu do Mar Rei Dom Carlos está localizado na antiga sede do Sporting Clube de Cascais criado em 1879 pelo então príncipe Dom Carlos.
Cascais é uma vila piscatória, e este Museu foi criado para preservar e divulgar a vida dos pescadores e também os estudos que o Rei D. Carlos realizou aqui na costa de Cascais.
A Sala “Gentes do Mar” conta a história dos pescadores da região como é o caso de Maria Aranha nascida em 1920 e que vendia peixe na banca no Mercado de Cascais.
Outra sala bastante interessante é a “D. Carlos e a Ciência Oceanográfica” que mostra os estudos realizados pelo Rei D. Carlos.
Em suas expedições, o monarca utilizou sucessivamente quatro iates, todos batizados com o nome Amélia, em homenagem à rainha.
Estes iates eram iates de Recreio grandes robustos e adaptados às investigações oceanográficas.
Algumas das espécies capturadas pelo Rei D. Carlos estão até hoje expostas no Aquário Vasco da Gama, em Lisboa.
Veja aqui a nossa visita ao Aquário Vasco da Gama e ao Museu de Marinha de Lisboa!
Casa das Histórias Paula Rego
A Casa das Histórias Paula Rego foi um espaço criado para homenagear a grande artista portuguesa Paula Rego, que nasceu em Lisboa mas foi criada aqui em Cascais.
O projeto do edifício é diferente de toda arquitetura da região, entretanto foi visionado e orientado pela própria artista.
O espaço abriga um grande acervo exposto em 750 metros quadrados.
Paula Rego nasceu em Lisboa, como dito anteriormente, entretanto nos anos 50 ela mudou-se para Inglaterra, para se dedicar às artes.
Atualmente é artista portuguesa mais condecorada nacionalmente e internacionalmente.
Aqui em Portugal, por exemplo, ela recebeu a medalha de mérito cultural e na Inglaterra, ela foi condecorada pela Rainha Elizabeth II.
No percurso de hoje eu mostrei alguns dos espaços do Bairro dos Museus e aqui na Casa das Histórias Paula Rego eu me despeço de vocês!
Obrigada por sua companhia e espero por vocês em nosso próximo encontro!